Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Alunos de pedagogia colocam o aprendizado em prática na brinquedoteca que atende a comunidade carente por Juliana Duarte Brincadeiras para uns, aprendizado para outros. Enquanto as crianças carentes da região de Guarulhos (SP) se divertem, os alunos de pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli exercitam aquilo […]
Publicado em 22/04/2013
Alunos de pedagogia colocam o aprendizado em prática na brinquedoteca que atende a comunidade carente
por Juliana Duarte
Brincadeiras para uns, aprendizado para outros. Enquanto as crianças carentes da região de Guarulhos (SP) se divertem, os alunos de pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli exercitam aquilo que aprenderam em sala de aula.
Esse trabalho é realizado na mais nova brinquedoteca da instituição. O espaço, inaugurado em junho de 2012, funciona como um laboratório de ideias que também prepara para o mercado de trabalho. “A ideia surgiu a partir da necessidade de ter esse local para o exercício da teoria e a realização de atividades práticas”, comenta Antonio Rodolfo Siqueira, coordenador do curso. O projeto é aberto a alunos de diferentes períodos que tenham interesse em participar, sempre sob a supervisão dos professores. “Dessa forma, eles trabalham os pilares da educação: aprender a fazer, a conviver a ser”, afirma o coordenador.
Todas as atividades na brinquedoteca têm foco educativo e são elaboradas pelos alunos de acordo com o conteúdo aprendido em sala de aula. Crianças de escolas públicas, privadas e da comunidade podem desfrutar gratuitamente do ambiente, que abre três vezes por semana, sempre no período da manhã. Além disso, não há limite de idade para recebê-los, ainda que cada grupo seja limitado a 20 crianças.
Um dos principais benefícios obtidos ao longo desses oito meses de projeto, de acordo com o coordenador do curso, é o interesse dos alunos. “Eles participam sempre, propõem ideias e costumam dar ótimas sugestões”, ressalta. Esse interesse estimulou outra característica que faz a diferença para os profissionais da área: a vontade de trabalhar em grupo. “Nossos estudantes aprenderam a atuar sempre com respeito ao próximo, o que é um retorno muito satisfatório”, comemora Siqueira.
Além disso, o sucesso do projeto é tanto que a instituição planeja colocar a brinquedoteca em outro local, que possibilite ampliar o espaço e atender mais pessoas. Equipá-la melhor também faz parte do planejamento. “Nosso objetivo é oferecer um trabalho de excelência e servir de exemplo para outras instituições”, comenta o coordenador.
Brinquedoteca |
Data da inauguração: junho de 2012 Atividades realizadas: recreação com as crianças da comunidade Número de vagas: grupos de 20 crianças por vez Alunos participantes: todos do curso de pedagogia da instituição |