Revista Ensino Superior | Exército de peões - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Exército de peões

Estagnação do ensino médio e crescimento da educação profissional dão o tom da política educacional, emperrando o avanço do nível superior Luciene Leszczynski Plano Nacional de Educação 2011-2020 (cujo projeto de lei ainda dorme no Congresso Nacional) prevê incluir 33% dos jovens brasileiros no ensino […]

Publicado em 22/04/2013

por Redação Ensino Superior

Estagnação do ensino médio e crescimento da educação profissional dão o tom da política educacional, emperrando o avanço do nível superior

Luciene Leszczynski

175_50
Plano Nacional de Educação 2011-2020 (cujo projeto de lei ainda dorme no Congresso Nacional) prevê incluir 33% dos jovens brasileiros no ensino superior até o final desta década. Além de estratégias para aumentar o número de mestres e doutores nas instituições, entre outras metas que impactam o setor, o documento se debruça sobre objetivos específicos para a melhoria do ensino básico e prevê a elevação da taxa de matrículas no nível médio para 85% da população de 15 a 17 anos, provendo melhorias para a qualidade do ensino básico como um todo.

Mas, ao que parece, é a meta de número 11, prevendo a duplicação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio, que tem pautado com mais intensidade as ações do governo federal. Para atender a forte demanda do mercado por mão de obra qualificada, é o ensino técnico e profissionalizante que tem ganhado maior incentivo e espaço no sistema educacional.

Vide o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado no final de 2011 e que até hoje já criou 2,5 milhões de vagas (quase a metade dos 6,7 milhões de matrículas existentes no ensino superior). O aumento no volume de recursos destinados pelo governo à formação profissional corrobora a importância da política adotada – nos dois últimos anos o peso das despesas para essa etapa passou de 5% para 9% no orçamento do MEC.

Sem entrar no mérito dessa política para desenvolver a qualificação profissional, e com isso gerar melhores condições de emprego e renda para a população brasileira, o caminho escolhido para elevar a qualificação dos trabalhadores do país é perfumaria se considerado o enorme desafio residente na etapa anterior, que constitui o primeiro e fundamental degrau para elevar o nível educacional do Brasil como um todo. A discussão, portanto, mais uma vez chega ao patamar do projeto que está sendo construí­do para o desenvolvimento do país, priorizando a preparação de forças de trabalho em detrimento de uma formação de nível ainda mais elevado.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.