Revista Ensino Superior | O despertar da cultura escrita - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

O despertar da cultura escrita

O maior desafio para o ensino de línguas hoje é fazer das escolas ambientes de vivência, em que ler e escrever faça sentido para toda a comunidade escolar

Publicado em 05/06/2013

por Ensino Superior

Apesar de os últimos indicadores do Censo 2010 apontarem para uma redução na taxa de analfabetismo no país (passou de 13,6% entre a população de 15 anos ou mais para 9,6%), a alfabetização segue como o grande tema para a Didática de Línguas, segundo a pedagoga Marília Costa Dias, professora no curso de pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).
#R#

“O debate, no caso, se dá em sentido amplo, não apenas restrito ao domínio do sistema de representação, que permite ler e escrever palavras e textos curtos, mas em torno de como educar as crianças para que elas possam desfrutar de todas as funções da língua e saibam usá-la de forma adequada em diferentes situações de comunicação”, explica. Ela diz acreditar que o maior desafio hoje para a matéria é fazer das escolas ambientes de vivência de cultura escrita, em que ler, escrever, falar e ouvir “tenham sentido e significado para os alunos, professores e toda a comunidade escolar”.


Marília pondera que, nos últimos dez anos, não houve alteração no Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). “Daí a importância de refletir sobre como a escola está cumprindo o seu papel em relação à alfabetização”, afirma a professora. Ela destaca ainda que o Brasil assumiu metas objetivas em relação ao tema, expressas no Plano Nacional de Educação (2010) e no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (2007). “É preciso encarar esse desafio no cotidiano das escolas, e isso depende de toda a comunidade escolar, que envolve professores, coordenadores, diretores, funcionários e familiares. Mas é necessário que as ações da escola se articulem com as diferentes esferas de gestão dos sistemas de ensino. Sem essa articulação será muito difícil fazer a mudança necessária”, avalia. E aponta outro grande desafio: a formação dos professores. “Ninguém consegue ensinar o que não sabe. Portanto, é preciso que o docente tenha uma vinculação positiva com a escrita e a leitura e que seja praticante dessas competências em sua vida. Um professor que não tem o hábito de ler não ensina nenhum aluno a gostar de ler”, diz.

Autor

Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.