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Publicado em 09/12/2013
Em todas as regiões brasileiras, há pouco diálogo entre escolas e práticas educativas de iniciativas culturais, como bibliotecas, museus e centros culturais. Esta impressão foi confirmada por dados colhidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela ONG Casa da Arte de Educar, apontados no relatório Pesquisa-ação: um plano articulado para cultura e educação, divulgado em novembro.
Coordenado pela pesquisadora Sueli de Lima, da Faculdade de Educação da USP, o estudo abrangeu participantes de um total de 180 municípios, dos 26 estados brasileiros, com a ideia de “identificar caminhos para a superação da cisão entre cultura e educação”, diz o texto.
O relatório aponta 56 demandas apresentadas pelos grupos de pesquisa e afirma que, desse total, 44 já são contempladas no Plano Nacional de Cultura (PNC), no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Programa Mais Educação, mas nem sempre resultam em ações.
É o mesmo caso do investimento em ações para valorizar a diversidade e as práticas culturais voltadas ao enfrentamento do preconceito nas escolas – visto ainda como pendência nos grupos de pesquisa de Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No Nordeste e em todas as outras regiões, também foi apontada a falta de instrumentos pedagógicos voltados para a democratização e a descentralização da gestão escolar com vistas a práticas participativas nas escolas.
Outras necessidades apontadas pela pesquisa foram de mapeamento das iniciativas e equipamentos culturais no país e de aproximação dos cursos de pedagogia e licenciatura com a dimensão cultural das práticas educativas.Segundo o documento, o MinC pretende formular, para todas as etapas educacionais, um “Plano Articulado para Cultura e Educação”.
A iniciativa compõe um acordo de cooperação técnica existente entre MinC e MEC desde 2011, calculado em R$ 80 milhões que devem ser investidos em ações conjuntas dos dois ministérios.O documento está disponível para consulta pública: http://bit.ly/2XnZdwd
É possível encaminhar correções, contribuições e dúvidas para a Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do MinC.