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NOTÍCIA
Uma das críticas feitas às avaliações externas de desempenho, como a Prova Brasil, é que os boletins disponibilizados às escolas são mal aproveitados pelos professores e coordenadores pedagógicos. Mas um convênio estabelecido entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o […]
Publicado em 06/05/2014
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Uma das críticas feitas às avaliações externas de desempenho, como a Prova Brasil, é que os boletins disponibilizados às escolas são mal aproveitados pelos professores e coordenadores pedagógicos. Mas um convênio estabelecido entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Movimento Todos Pela Educação e a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) poderá melhorar ou, em alguns casos, iniciar a utilização desses resultados. As instituições estabeleceram um acordo de cooperação técnica que prevê, entre outros pontos, a realização de uma análise dos itens das avaliações, ou seja, das perguntas, para indicar quais conhecimentos o estudante precisa adquirir para respondê-las corretamente. A medida integra o Projeto Devolutivas Pedagógicas de Avaliações de Larga Escala da Educação Básica. “Devolver esta informação ao professor é algo que o sistema de avaliação precisa fazer, e o fará, por meio do Inep”, diz o presidente do órgão, Chico Soares. Por meio da assessoria de imprensa, o Inep informou que ainda não foi decidido como as análises serão divulgadas e se integrarão os boletins enviados às escolas.