Revista Ensino Superior | A questão é... - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

A questão é…

Como o Censo da Educação Superior influencia a instituição? Yara Pires Gonçalves / UniToledo Os dados do censo, assim como os detectados pela CPA e Avaliação Institucional,  subsidiam um diagnóstico que nos permite identificar necessidades e potencialidades na área acadêmica e tomar decisões para supri-las […]

Publicado em 22/10/2014

por Ensino Superior

Como o Censo da Educação Superior influencia a instituição?

1Yara Pires Gonçalves / UniToledo
Os dados do censo, assim como os detectados pela CPA e Avaliação Institucional,  subsidiam um diagnóstico que nos permite identificar necessidades e potencialidades na área acadêmica e tomar decisões para supri-las e/ou redirecioná-las.  A gestão da IES é planejada à luz desses parâmetros, quer no planejamento dos projetos pedagógicos, capacitação docente e criação de novos cursos, quer nas melhorias de infraestrutura e demais áreas correlatas, com a finalidade de atender às necessidades sociais, legais e institucionais.

 

2Elmara Lucia de Oliveira Bonini / Unaerp
Consideramos as pesquisas fundamentais e trabalhamos com estudos e indicadores de qualidade desde a década de 1980. Naquela época, já desenvolvíamos pesquisas de autoavaliação institucional para apoiar nossos processos de gestão. Hoje, o Censo da Educação Superior, entre outras pesquisas governamentais privadas, nos auxiliam na manutenção e ampliação das políticas institucionais, inclusive as de inclusão social. Somam-se a essas informações os nossos indicadores internos como a pesquisa do Perfil do Ingressante, que desenvolvemos desde 1995, e os resultados de estudos relativos à empregabilidade dos nossos egressos.

3Felipe Barros / Bilac
O Censo da Educação Superior é um momento de reflexão para as instituições sobre o mercado. Como os dados são públicos, as instituições universitárias recebem um grande estudo do segmento de Educação, o que permite uma comparação e análise de outras instituições, região ou curso específico. Com essas informações, as instituições podem fazer os ajustes necessários à sua estratégia, como, por exemplo, viabilizar um novo curso ou monitorar o ciclo de vida dos em andamento. Nós acreditamos no poder da informação e nos abastecemos dela para nortear nossas ações, visando, sempre, a qualidade dos cursos e, consequentemente, a formação de alunos preparados para o mercado de trabalho.

4Romana Fortes Bernardo / Unisal
O Censo da Educação Superior certamente influencia as iniciativas da nossa instituição na medida em que fornece pistas relativas àquelas informações que de algum modo projetam a forma como o Ministério da Educação (MEC) atua ou pretende atuar em ações futuras. Um bom observador saberá analisar cuidadosamente e utilizar os referenciais contidos no Censo como ferramenta certeira para uma gestão bem estruturada, focada em bons resultados e alinhada com as expectativas organizacionais impostas pelo Ministério da Educação.

Autor

Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.