Revista Ensino Superior | Muito prazer em ler - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Muito prazer em ler

Projeto estimula a leitura entre os alunos do Centro Universitário Belas Artes e proporciona ampliar a bagagem cultural por Juliana Duarte Incentivar a leitura, aguçar a curiosidade e estimular debates relevantes estão entre os principais objetivos do Dia do Autor, desenvolvido pelo Centro Universitário Belas […]

Publicado em 22/10/2014

por Ensino Superior

Projeto estimula a leitura entre os alunos do Centro Universitário Belas Artes e proporciona ampliar a bagagem cultural

por Juliana Duarte

192_42Incentivar a leitura, aguçar a curiosidade e estimular debates relevantes estão entre os principais objetivos do Dia do Autor, desenvolvido pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Criado no início deste ano, o projeto surgiu devido a uma necessidade identificada pela equipe pedagógica: ampliar o repertório cultural dos alunos. “Nossa proposta é melhorar as técnicas de leitura e compreensão de texto a partir de visões de mundo sistematizadas por pensadores relevantes”, afirma o pró-reitor acadêmico do Belas Artes, Sidney Ferreira Leite.

O trabalho é feito ao longo do semestre com base em um texto escolhido pelos professores da instituição, que participam de um grupo de discussão criado no Facebook. Neste fórum, cada integrante apresenta e defende as suas propostas – o veredito é apresentado durante o seminário de integração dos docentes, realizado no início de cada módulo.

Com o objeto de estudo em mãos, os educadores desenvolvem metodologias para trabalhá-lo em grupo, como exibição de filmes, debates e exposições de fotos. Este ciclo é encerrado com um dia de apresentações realizadas simultaneamente em todos os cursos (durante as duas primeiras aulas de cada período). “A escola para com o intuito de discutir o texto. É fascinante ver a qualidade das atividades realizadas”, comenta o pró-reitor.

Ao final desse processo, os estudantes devem criar e entregar um trabalho individual que retrate, de alguma maneira, o tema escolhido. Os coordenadores dos cursos escolhem as duas melhores propostas com base nas habilidades de compreensão, análise, síntese, julgamento, inferências e interpretação dos conteúdos. A etapa de avaliação é finalizada pelos pró-reitores, que elegem e premiam os melhores trabalhos. Estes recebem um certificado e a medalha de mérito acadêmico, criada por aluna do curso de design. “Também é uma maneira eficaz de despertar o espírito empreendedor, já que todos fazem o melhor para garantir essa conquista”, explica.

 

Raio X
Dia do Autor
Cursos envolvidos: 15
Habilidades trabalhadas: seis (compreensão, análise, síntese, julgamento, inferências e interpretação dos conteúdos)
Textos trabalhados por semestre: 1
Trabalhos premiados: 15

 

Autor

Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.