NOTÍCIA
Estudo da OCDE quer inspirar gestores públicos a realizar mudanças em seus sistemas educacionais
Publicado em 06/03/2015
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um amplo estudo sobre reformas educacionais realizadas em seus países-membros entre 2008 e 2014. O objetivo da publicação é inspirar gestores públicos a realizar mudanças em seus sistemas educacionais, oferecendo-lhes direções e uma análise de estratégias bem-sucedidas já implementadas. Para o levantamento, foram examinadas e classificadas 450 ações. A maioria delas (29%) teve como foco preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho. Em segundo lugar (24%) ficaram as medidas para aperfeiçoar as condições de aprendizagem e a carreira dos professores. Também foram verificadas iniciativas de promoção de qualidade e equidade (16%), fortalecimento dos processos de avaliação (14%), garantia de investimentos (12%) e governança (9%). Entre os projetos com foco no mercado de trabalho, o estudo descreve a reforma na Polônia, que incorporou ao currículo atividades para os estudantes desenvolverem habilidades como o pensamento científico e a capacidade para solucionar problemas.