Revista Ensino Superior | Como aproximar os alunos da prática profissional? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Como aproximar os alunos da prática profissional?

A questão é… | Edição 198 Alan Almario, diretor acadêmico da Universidade Ibirapuera (UNIB) Aliar o conteúdo acadêmico à prática profissional e empreendedora é um dos principais objetivos dos cursos da Universidade Ibirapuera, que propicia a seus alunos experiências significativas (em salas de aula e […]

Publicado em 20/05/2015

por Redação Ensino Superior

A questão é… | Edição 198

DivulgaçãoAlan Almario, diretor acadêmico da Universidade Ibirapuera (UNIB)
Aliar o conteúdo acadêmico à prática profissional e empreendedora é um dos principais objetivos dos cursos da Universidade Ibirapuera, que propicia a seus alunos experiências significativas (em salas de aula e em laboratórios) para o desenvolvimento de suas carreiras. Após a fase de experimentação em aula, o aluno é estimulado a compartilhar esse conhecimento e colocá-lo em prática em eventos institucionais e comunitários, monitorias, estágios e outras atividades que garantam a consolidação do saber  adquirido e ofereçam à nossa comunidade acadêmica oportunidades de usufruir os serviços prestados nessas atividades.

Metodista/Moa SitibaldiVera Lúcia Gouvêa Stivaletti, pró-reitora de graduação da Universidade Metodista de São Paulo
Em todos os cursos oferecidos, aproximamos os alunos da prática profissional. Na área da saúde, por exemplo, estudantes de farmácia, biomedicina, odontologia, fisioterapia e educação física atuam, desde o 1º semestre e até depois de formados, na policlínica mantida pela instituição. Já na área de comunicação, alunos podem exercer funções de editor, produtor, repórter etc. na agência e redação da própria universidade. Outro exemplo vem dos cursos de licenciaturas. Por meio de convênios com escolas públicas, os futuros professores têm a oportunidade de exercer atividades de monitoria e participar da elaboração de projetos diretamente com os gestores educacionais.

Elias Júlio Pozenato, coordenador do curso de administração da Universidade São Judas Tadeu
As organizações necessitam continuamente de profissionais capazes de tomar decisões assertivas no menor espaço de tempo. Nesse processo, a capacidade cognitiva desempenha um papel fundamental e é por isso que trabalhamos com o método PBL (problem based learning ou aprendizado baseado em problema) em sala de aula. Ele favorece a  proatividade e faz com que o aluno vivencie situações que encontrará na prática profissional. O método ainda favorece a aquisição de conhecimentos. Quando os conceitos são apresentados, as situações-problema já foram trabalhadas pelos alunos, que assim conseguem fazer associações mais facilmente.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.