NOTÍCIA
Produtos, aplicativos e sites indicados para apoiar o professor em sala de aula
Publicado em 04/11/2015
José Ivair Motta, professor de física do Colégio Positivo, tem 23 anos de experiência em sala de aula e afirma que ensinar vai muito além de colocar o conteúdo na lousa e explicá-lo verbalmente. “O desafio do educador é encontrar um equilíbrio entre o método formal e as possibilidades que a tecnologia oferece”, afirma. Com um cardápio de recursos cada vez mais variado, o docente precisa conhecer bem cada ferramenta e saber em qual área ou momento pode aplicá-la da melhor maneira. “Ela sempre deve fazer um sentido para todos os envolvidos”, ressalta Motta.
Aplicativos, softwares e sites educativos podem despertar o interesse dos alunos, uma vez que apresentam uma linguagem jovem e atual. Outros aliados dos professores são os Recursos Educacionais Abertos (REA), conteúdos (digitais ou não) oferecidos livremente para o uso. Tal formato permite que outros educadores utilizem e adaptem esse material já pronto, o que favorece a circulação do conhecimento entre os pares.
Enquanto o aprendizado flui pela web, uma velha conhecida atrai olhares curiosos de quem já nasceu em meio à tecnologia: a impressora. Sua mais nova versão, a 3D, permite a impressão de objetos de plástico em poucos minutos e tem sido usada em diferentes atividades escolares. “A manufatura aditiva está ficando cada vez mais acessível e os custos devem cair com o tempo”, afirma Leonardo Aguiar, da empresa Boutique 3D, que presta serviços na área.
Conheça, a seguir, algumas novidades e soluções que estão aproximando a tecnologia do setor educacional.
Playdea | |
Nesse game, o papel dos educadores é propor desafios e atividades relacionadas com o tema da aula, além de acompanhar o andamento do programa. Os estudantes acessam a plataforma e propõem soluções para os questionamentos levantados. Para isso, os participantes podem formar grupos de estudo para resolver em conjunto os desafios.
A cada acerto, todos são recompensados dentro do jogo. A partir dessa movimentação, a plataforma gera relatórios de desempenho e os envia para os docentes que estão à frente da disputa. É possível acessá-la de uma forma simples – basta ter um celular conectado à internet.
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AppProva |
Com a plataforma, é possível montar listas de exercícios, tarefas de casa e até simulados para as turmas – a ferramenta conta com um extenso banco de questões, criadas por especialistas de diferentes áreas. Todas são corrigidas automaticamente e os resultados chegam até os educadores por meio de relatórios. A partir deles, é possível fazer um comparativo para analisar as dificuldades da classe e, assim, direcionar melhor as próximas aulas. A tecnologia pode ser definida como um quiz educativo, formato que estimula os estudantes e cria um ambiente lúdico de aprendizagem. Acessível pelos mais diferentes dispositivos. |
Evobooks | |
A empresa produz títulos digitais e livros interativos de atividades (todos seguem as diretrizes curriculares definidas pelo Ministério da Educação). Criado por especialistas, o material pode ser acessado de todas as plataformas (Windows, Android, IOS e Linux) e inclui vídeos, áudios e atividades animadas. A interatividade com o docente também é grande – o aluno consegue, por exemplo, fazer os exercícios e apontar o ponto exato em que parou. No dia seguinte, continua a tarefa e já pode visualizar as correções feitas pelo educador na própria publicação.
Além de oferecer o conteúdo, o Programa Educacional Evobooks ainda tem um serviço de formação continuada para professores. O envio de relatórios de aprendizagem também está incluso no pacote.
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Árvore de Livros | |
Trata-se de uma biblioteca digital com um amplo acervo. Os professores podem sugerir títulos para as turmas e ainda acompanhar o desempenho delas por meio de relatórios enviados automaticamente. Durante as aulas, é possível fazer leituras coletivas, já que o acesso ao conteúdo acontece off-line e por diferentes plataformas (tablets, e-readers, computadores, notebooks ou celulares). Ao contratar o serviço, a instituição ainda tem acesso a sugestões para estimular os estudantes.
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Recursos Educacionais Abertos (REA) | ||
São recursos que podem ser redistribuídos de forma gratuita sem ou com pouquíssimas restrições. Cursos completos ou em módulos, livros didáticos, apresentações, vídeos e testes podem ser considerados REA, desde que apoiem o conhecimento e estejam livres para o uso – as licenças mais recomendadas são as Creative Commons.
Escola Digital Idealizada pelos institutos Inspirare e Natura e pela Fundação Telefônica Vivo, a plataforma conta com vídeos, games, animações, aulas em vídeo, infográficos e mapas, entre outros recursos. Para facilitar o acesso, todos foram divididos em categorias: série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, nível de acessibilidade e licença de uso, entre outras especificidades. O professor também pode incluir seu material ao clicar no botão “colabore” e deixar um comentário nos recursos que utilizar. Assim, os educadores saberão se a ferramenta contribuiu para determinada aula e qual foi o tipo de retorno dado pelos alunos. www.escoladigital.org.br
Projeto Embrião Criado pelo Laboratório de Tecnologia Educacional, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Projeto Embrião reúne materiais didáticos com o intuito de subsidiar a prática pedagógica nas turmas de ensino médio. Multimídia, o conteúdo é composto por áudios, experimentos, softwares e vídeos. Os professores podem buscar o tema que desejam no site e usar o conteúdo de acordo com as necessidades dos alunos. Todas as atividades disponíveis seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de biologia. www.embriao.ib.unicamp.br Portal do Professor Lançada em 2008, a plataforma é uma iniciativa do Ministério da Educação para o compartilhamento de experiências educacionais e o desenvolvimento de atividades coletivas. Docentes de todo o país podem ter acesso a ideias, propostas, sugestões metodológicas e ainda podem oferecer na rede o conteúdo que elaboraram. É possível também baixar mídias de apoio, participar de discussões e fazer cursos on-line. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html Conteúdos Digitais A Universidade Federal Fluminense (UFF) possui um repositório com uma série de materiais de matemática e estatística (todo o conteúdo é voltado para o ensino médio). O professor tem acesso a projeções em perspectiva, fórmulas, atividades de áudio e experimentos, entre outros recursos. Para cada exercício, a plataforma oferece um formulário de avaliação do aluno e um guia com instruções de uso.
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Impressoras 3D | |||
Essas máquinas estão cada vez mais perto da realidade escolar. Um dos principais benefícios da tecnologia é inserir os estudantes no processo de criação, o que lhes permite desenvolver e aprimorar uma série de habilidades.
Cliever O modelo CL2 Pro permite a impressão em duas cores. O material usado no processo é o plástico PLA de 1,75 mm, que deforma com menor facilidade do que o ABS e libera menos fumaça ao atingir o seu ponto de fusão. Outro produto comercializado pela empresa é a CL2 Pro Plus, máquina que possibilita a produção de itens com até 45 cm de altura. As duas opções têm estrutura de aço-carbono e recebem os arquivos via USB ou cartão de memória. Preços sugeridos: R$ 12.590 (CL2) e R$ 14.490 (CL2 Pro Plus).
3DMachine Com tecnologia nacional, a 3DMachine ONE se destaca pela grande área de impressão: 30 x 20 x 20 cm. Uso simultâneo de duas cores, criação de produtos em ABS, PLA e material flexível e camada mínima de 50 micros (0,05 mm de altura). Preço sugerido: R$ 6 mil. www.3dmachine.com.br
Sethi A Sethi3D AiP vem com módulo de LCD integrado e nivelamento automático. Atinge uma área de impressão de 22 x 21 x 20 cm e pode criar peças em ABS e PLA. Outra opção da marca é Sethi 3D BB, que imprime peças maiores (40 x 40 x 40 cm) e utiliza apenas PLA para o procedimento. Preços sugeridos: R$ 4.190 (Sethi3D Aip) e R$ 6.980 (Sethi3D BB). www.sethi3d.com.br Stratasys Compacta, a 3D Mojo é simples de usar, tal como as máquinas que imprimem documentos. Os objetos são feitos apenas em plástico ABS e a sua área de impressão é de 12,7 x 12,7 x 12,7 cm. Compatível com o sistema operacional Windows 7 e 8, a máquina tem um painel de controle que mostra o andamento do trabalho, incluindo o tempo estimado para o término. Preço sob consulta. www.stratasys.com.br Cube A Cube 3 permite a produção em ABS e PLA. Seu processo de impressão é rápido devido aos jatos duplos e à agilidade na troca de cartuchos – cada um possibilita a criação de 13 a 14 peças de médio porte. O tamanho máximo de cada item é de 15,25 x 15,25 x 15,25 cm. Acompanha um software de criação. Disponível na Kalunga por R$ 6.490.
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