Revista Ensino Superior | Design Thinking em prol da comunidade - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Gestão

Design Thinking em prol da comunidade

Toledo Prudente emprega a metodologia para propor soluções à Santa Casa de Misericórdia

Publicado em 28/03/2017

por Redação Ensino Superior

TLI_6977

 

TLI_6977

Promover inovações com foco nas pessoas e tornar o estudante protagonista da própria aprendizagem. Foi com esses propósitos que o Design Thinking foi implantado, em 2015, no então recém-criado curso de engenharia de produção da Toledo Prudente Centro Universitário, localizada em Presidente Prudente (SP). Atualmente, a metodologia ativa de solução de problemas é empregada em seis dos 11 cursos de graduação, e também em algumas disciplinas da pós-graduação. O aumento do engajamento dos estudantes é apenas um dos resultados já observáveis.

O Design Thinking (aproximadamente o ‘jeito de pensar do design’) é definido pelos autores Tennyson Pinheiro e Luis Alt como um “modelo mental”, “um novo jeito de pensar e abordar problemas”. Trata-se de uma abordagem centrada nas pessoas, que tem como pilares a empatia, a colaboração e a experimentação. “É um processo intencional para desenvolver soluções criativas e criar impacto positivo”, resume Carlos Eduardo Turino, coordenador de engenharia de produção e professor de DT nos cursos de marketing e ciências contábeis.

Foco da comunidade
No 2º semestre de 2016, um grupo de 18 graduandos de engenharia de produção, sob orientação do professor Tiago Grajanin, utilizou a metodologia em um projeto envolvendo a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. A meta era otimizar alguns processos do hospital.

Segundo o provedor da Santa Casa, o advogado e professor universitário Edson Freitas de Oliveira, foi muito interessante a troca de experiências entre funcionários e estudantes. Para a equipe do hospital, o projeto proporcionou o contato com uma visão externa de seus procedimentos e rotinas. “Os universitários, apesar da inexperiência profissional, sempre desafiam a quebra de paradigmas e busca de alternativas”, relata. Já os alunos tiveram a oportunidade de aprender tendo como laboratório um dos maiores hospitais da região. O provedor destaca que dentre os projetos apresentados, três têm potencial para serem implantados. Eles passarão por uma fase de aperfeiçoamento e adequação, mas a essência das ações propostas será mantida.

Benefícios
A reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, observa que o DT, quando utilizado para resolução de problemas da comunidade, conecta o ensino à extensão, além de estreitar a relação da academia com as organizações. Já para Everson José Juarez, professor e coordenador do curso de ciências contábeis, a metodologia é positiva porque prepara os alunos para lidar com as diversas situações-problema que surgirão ao longo da vida profissional. A metodologia também facilita o processo de tomada de decisões, segundo Leonardo Lepre, coordenador de marketing.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Gestão

Seminário

Seminário da PUC-Campinas traz reflexões sobre os desafios do setor

+ Mais Informações
Taiguara Langrafe é organizador do FinancIES

Estratégias para combater o crescimento da inadimplência

+ Mais Informações
Pesquisa da rede de marketing

Rede de marketing lança pesquisa

+ Mais Informações
COP30

Reitores se organizam para a COP30

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.