Revista Ensino Superior | 3 verdades e 1 mito sobre o uso da plataforma Blackboard - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 221

3 verdades e 1 mito sobre o uso da plataforma Blackboard

O modelo flexível do ambiente virtual de aprendizagem pode fazer a diferença na ampliação e democratização da educação nas instituições

Publicado em 12/08/2017

por Ensino Brand Studio

0002 - EBS_Grupo A - Web 300x500px

A discussão sobre o uso de tecnologia nas IES já está ultrapassada. Hoje, com acesso a dados de utilização, tanto por parte de alunos quanto das instituições, vivemos um momento único para registrar os bons resultados obtidos com o uso de ferramentas personalizadas, como o ambiente virtual de aprendizagem da Blackboard. Reunimos aqui alguns fatos e um mito sobre o uso dessa plataforma, que possui mais de 100 milhões de usuários no mundo, sendo 1,3 milhão no Brasil.

A Blackboard possibilita aprendizagem para muitos e, ao mesmo tempo, individualmente √ VERDADE
“Além de permitir que um grande número de pessoas aprenda de forma simultânea, a plataforma fornece dados e informações sobre o desempenho do estudante para a instituição, sendo que esta pode direcionar conteúdos sob medida ao aluno, de acordo com seu nível de aprendizado”, garante o gerente da Blackboard Brasil, Pavlos Dias, que complementa: “personalizar o ensino para cada estudante é ação importante, que se reflete diretamente na diminuição dos números de evasão.”

A tecnologia permite que a educação de qualidade seja distribuída em larga escala √ VERDADE
“Com menos custos, é possível ensinar em mais lugares e de forma mais flexível – não há mais apenas o modelo tradicional com o professor na frente da sala, a instituição pode alcançar alunos que estão distantes, em outros estados ou até países”, ressalta o diretor de expansão do Grupo A, Luiz Trivelato.

É errado associar um LMS como a Blackboard apenas aos recursos de EAD √ VERDADE
“Vai muito além do EAD: para a comunicação, por exemplo, ela integra uma rede social própria de interação entre alunos e professores, possibilita webconferências, reúne todos os conteúdos complementares no mesmo local, executa testes de reforço, entre outras funções”, pontua Dias.

Em tempos de tanta tecnologia a tendência é que os alunos fiquem mais isolados X MITO
“Esse mito está completamente superado! A Blackboard incentiva a interatividade e a tecnologia, hoje, para o aluno, tem um papel participativo, dissemina a integração e a realização do trabalho em grupo, aumenta o engajamento dos estudantes e os índices de sucesso e satisfação com o curso”, garante Trivelato.

Autor

Ensino Brand Studio


Leia Ensino edição 221

inovacao1

Cetec Educacional treina professores para a utilização de metodologias...

+ Mais Informações
mural4

American Heart Association reconhece hospital universitário da Unicid

+ Mais Informações
mural1

Os frutos de uma boa liderança escolar

+ Mais Informações
educação-no-mundo

Na Espanha, aumenta o interesse dos jovens pelas práticas de oratória

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.