Revista Ensino Superior | Entenda por que o ensino superior precisa de uma política pública - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 233

Entenda por que o ensino superior precisa de uma política pública

Falta de visão a longo prazo incentivou Semesp a elaborar diretrizes para o setor

Publicado em 19/10/2018

por Marina Kuzuyabu

Entenda por que o ensino superior precisa de uma política pública Semesp elaborou junto a especialistas documento que aborda governança, inovação acadêmica e internacionalização (foto: Shutterstock)

A troca-troca de ministros e secretários de Educação é uma das causas que explicam o baixo nível educacional brasileiro, concordam todos os especialistas e estudiosos do setor.

A cada mandato, reinventam-se os planos, as estratégias e as ações, interrompendo programas bem-sucedidos, enfraquecendo acordos de cooperação existentes e, não raro, estabelecendo metas bem diferentes das adotadas até então.

políticas públicos para ensino superior

Semesp elaborou junto a especialistas documento que aborda governança, inovação acadêmica e internacionalização (foto: Shutterstock)

A criação de uma política de Estado em substituição às políticas de governo funcionaria como um antídoto a essa falta de visão de longo prazo, acredita o Semesp, que está liderando um movimento no setor para definir diretrizes mais perenes.

Política pública

A partir de uma série de encontros realizados com profissionais e pesquisadores das mais diversas áreas e vertentes, foi elaborado o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro.

Ele traz proposições para grandes áreas do segmento e, recentemente, ganhou novas contribuições e capítulos. Ao todo, são discutidos 13 temas, entre eles: governança, inovação acadêmica e internacionalização. Os capítulos novos tratam de responsabilidade social e universitária e ensino vocacional.

O primeiro contou com a contribuição da Anec e defende o papel das IES na resolução dos problemas sociais. Segundo Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, o elo entre as instituições e a sociedade precisa ser fortalecido, e o governo pode contribuir para isso.

Ensino vocacional

Já o tema do ensino vocacional  foi ampliado com a participação do Departamento de Educação e Treinamento da Austrália, que detém um modelo de referência nesse campo, o Vocational Education and Training (VET).

A abordagem australiana para a questão do financiamento estudantil também é considerada muito bem-sucedida e inspirou a ampliação do capítulo já existente sobre financiamento.

De acordo com Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, o objetivo da entidade com a elaboração e a discussão do documento é conquistar uma política pública para o ensino superior, inserindo essa discussão na agenda política do país.

Nessa perspectiva, o material deve ser entendido como um ponto de partida para o debate, e não como uma versão acabada das diretrizes que precisam ser definidas. “Não estamos dizendo que estas são ‘as’ políticas. Queremos dialogar e deixar uma contribuição para o país”, afirma.

Leia também:

https://revistaensinosuperior.com.br/cai-numero-de-docentes-horistas/

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Ensino edição 233

IES apresentam ao MEC documento para promover mudanças na legislação e transformar a educação superior

IES apresentam ao MEC documento para promover mudanças na legislação e...

+ Mais Informações
Uninter oferece EAD gratuito para futuros universitários

Uninter oferece EAD gratuito para futuros universitários

+ Mais Informações
Empresas apostam na neurodiversidade para crescerem

Empresas apostam na neurodiversidade para crescerem

+ Mais Informações
Festival de educação propõe reinvenção da feira do estudante

Festival de educação propõe reinvenção da feira do estudante

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.