Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Docente da Unisuam redescobre seu papel em sala de aula e começa a influenciar os colegas
Publicado em 26/11/2018
Em comemoração aos seus 50 anos, a Unisuam levou o professor Rodrigo Linhares Lauria para estudar na Universidade de Ciências Aplicadas Tampere, localizada na Finlândia.
Durante três semanas, ele frequentou o curso Professores do Futuro e fez uma imersão em um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A curta experiência, contudo, não foi um obstáculo à sua transformação.
“A minha missão é simplesmente passar conteúdo ou garantir que esse conteúdo seja compreendido?” “Quais são as competências mais importantes que eu preciso desenvolver em meus alunos, mas que estão sendo negligenciadas?” Essas e outras questões levaram o professor a repensar e a mudar sua prática em sala de aula – ainda que ela não fosse ultrapassada.
A ida de Rodrigo para a Finlândia só se deu porque ele já usava metodologias ativas de ensino, o principal critério definido pela instituição para decidir qual docente participaria do curso.
No artigo científico submetido por Rodrigo, ele descreveu como o WhatsApp foi usado em sua disciplina para distribuir material complementar e levar os alunos a aprender entre si.
Depois de fazer um curso na Finlândia, Rodrigo Lauria transferiu aos alunos o protagonismo do processo de aprendizagem (foto: divulgação)
Na Finlândia, o docente aprendeu que o aumento da carga horária de estudos e a realização de atividades repetitivas, como exercícios, não impactam positivamente a aprendizagem. Para melhorar o desempenho educacional, os finlandeses apostam na utilização prática dos conteúdos e no desenvolvimento de competências profissionais.
A transformação de Rodrigo não se restringiu às suas disciplinas. Convidado pela instituição, ele promoveu um treinamento para despertar nos demais docentes o desejo de transferir aos alunos o protagonismo do aprendizado.
“Esse mindset muda tudo. Muda os alunos, muda os professores, muda as instituições”, finaliza.
Quem conhece os impactos das pesquisas brasileiras?