Revista Ensino Superior | Apenas um terço dos alunos de escola pública entra na universidade - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Apenas um terço dos alunos de escola pública entra na universidade

A informação é do IBGE, que também apresenta que mais da metade da população desocupada é composta por jovens de 16 a 29 anos

Publicado em 08/12/2018

por Laura Rachid

Apenas um terço dos alunos de escola pública entra na universidade Foto: Shutterstock

Confirmando os grandes contrastes sociais do Brasil, um relatório recém-divulgado pelo IBGE mostra que a quantidade de estudantes de escolas privadas (79,2%) que ingressaram em 2017 no ensino superior é duas vezes maior que a dos alunos da rede pública (36%).

As informações estão no documento Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, que retrata a realidade social do país com base em estudos como os da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2016.

Sobre as políticas de acesso à educação, o documento mostra que de 2009 a 2016, as matrículas por cotas no ensino superior público triplicaram (1,5% para 5,2%). No mesmo período, na rede particular, o percentual de matrículas com ProUni aumentou 28,1% (5,7% para 7,3%).

Mercado profissional

Trabalhadores com diploma ganham mais que o dobro daqueles com menos instrução, segundo os dados do IBGE, e a participação no mercado de trabalho dos profissionais com nível superior completo ou mais aumentou 27,4% entre 2012 e 2016. Em contrapartida, o ingresso daqueles com menos nível educacional diminuiu.

Em 2016 grande parte dos serviços estavam concentrados em profissionais com ensino médio completo e superior incompleto. Os setores que possuem mais trabalhadores com nível superior completo são os de educação, saúde e serviços sociais (52,7%). Já agropecuária, construção civil e serviços domésticos são os que apresentam profissionais com menos acesso à educação.

Vale ressaltar que a proporção de gênero com ensino superior completo é maior entre as mulheres (23,8%) comparado aos homens (14,4%).

Em relação à população desocupada, mais da metade (54%) são jovens de 16 a 29 anos. Desse grupo, o Amapá é o estado com a maior taxa (29,2%).

escola pública e acesso ao ensino superior

Profissionais com ensino superior recebem mais que o dobra daqueles com menor nível educacional (foto: Shutterstock)

Leia também:

Ex-reitora explica como criou nos EUA universidade que busca combater desigualdade

Finep libera meio bilhão para projetos de inovação acadêmica. Saiba como conseguir o crédito

Autor

Laura Rachid


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.