Revista Ensino Superior | A realidade de um seleto grupo de alunos - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 235

A realidade de um seleto grupo de alunos

Pesquisa com alunos de instituições mais requisitadas de São Paulo aponta que 69% gostariam de ter mais aulas práticas

Publicado em 16/12/2018

por Redação Ensino Superior

A realidade de um seleto grupo de alunos Foto: Shutterstock

O CIEE realizou uma pesquisa com estudantes de dez instituições de ensino superior de São Paulo a fim de conhecer o perfil daqueles que estão cadastrados em sua rede e buscam estágio. Para esse trabalho, foram considerados apenas os alunos das instituições mais requisitadas nos processos seletivos, segundo o próprio CIEE. São elas: Belas Artes, Cásper Líbero, ESPM, FAAP, FEI, FGV, Insper, Mackenzie, PUC-SP e USP.

Questionados sobre o que as IES deveriam fazer para melhorar a inserção profissional dos estudantes, 69% apontaram para a necessidade de ter mais matérias práticas e 41% para a importância de fazer simulações de situações reais em sala de aula. Em terceiro lugar, apareceu a contratação de professores que atuem no mercado de trabalho e não sejam apenas acadêmicos.

Os pesquisadores também perguntaram como eles escolheram o curso e a instituição de ensino. Analisando as respostas para estas perguntas, percebe-se a importância do fator empregabilidade sobre preferências pessoais, custo, localização e outros fatores. A maioria dos alunos entrevistados (40%) disse que buscou escolher uma profissão requisitada pelo mercado de trabalho . Em contrapartida, apenas 5% disseram que a decisão se pautou pela identificação com a área.

Em relação à escolha da IES, o fator mais importante é a “referência no mercado” para 63% deles. A qualidade do ensino (57%) e a presença em rankings das principais IES (37%) também foram aspectos que se destacaram.

O custo-benefício (5%) e a localização (2%) não se mostraram relevantes para essa amostra, formada basicamente por pessoas que moram com os pais (98%), que têm, em média, 22 anos, estão na primeira faculdade (91%) e apresentam renda familiar e pessoal elevada. Em média, a renda pessoal dos alunos da amostra é de R$ 2.092.

realidade de alunos de classe alta

Foto: Shutterstock

Leia também:

Apenas um terço dos alunos de escola pública entra na universidade

Desigualdade no acesso

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 235

ensino-superior-mercado-luxo

Ensino superior está de olho no crescimento do mercado de luxo

+ Mais Informações
parlamento-europeu-protecao-dados

O impacto da nova lei de proteção de dados

+ Mais Informações
O ensino do jornalismo cultural

Instituições de ensino não valorizam o jornalismo cultural

+ Mais Informações
Muitos residentes para poucos hospitais na Espanha

Muitos residentes de Medicina para poucos hospitais na Espanha

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.