Revista Ensino Superior | Em busca de novos rumos para a EAD - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 236

Em busca de novos rumos para a EAD

'Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância' são atualizados por mais de 30 especialistas. Agora documento será analisado pela Secretaria de Educação Superior

Publicado em 06/03/2019

por Redação Ensino Superior

novos-rumos-ead

Por:  André Trindade*

A educação a distância mudou muito na última década, porém, os parâmetros oficiais de qualidade desta modalidade de ensino são de 2007. Eles precisam de uma renovação, e isso está prestes a ocorrer.

A Secretaria de Educação Superior designou 33 representantes das mais variadas instituições de ensino superior, além de especialistas em EAD, para atualizar os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. O documento foi revisto considerando seis eixos temáticos: Processos formativos, Meios, Inovação, Recursos humanos, Avaliação e Entregas/Resultados.

A discussão da qualidade é quase indissociável da avaliação, que recai sobre dois focos: a aprendizagem e os processos institucionais. A avaliação da aprendizagem é fundamental para o processo formativo e requer planejamento, instrumentos e controle adequados à proposta pedagógica. É importante que fique claro o objeto a ser avaliado e a forma de avaliação.

A avaliação tradicional, focada na aplicação de determinado instrumento em tempo e espaço fixo, não atende à mobilidade e flexibilidade de horários característicos da EAD. Mais que inquirir, a avaliação deve ocupar um locus formativo, gerando um ciclo de construção coletiva do conhecimento.

Já a avaliação institucional precisa ser percebida como uma forma de melhoria contínua da instituição e suas rotinas. Além de aferir os requisitos definidos pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), é fundamental que ela promova qualidade e eficiência na oferta.  Como a modalidade possui várias formas de oferta, devem ser observadas a compatibilidade entre a proposta apresentada nos documentos institucionais (PDI/PPC), as diretrizes nacionais e a realidade do serviço ofertado para os alunos. Já a autoavaliação precisa ser vista como meio de constante controle da qualidade e norteador de ações, e não como mera pesquisa quantitativa.

O processo formativo deve garantir acesso ao ensino superior e autonomia na formação do aluno que optou pela EAD. De tal modo, é importante que a proposta pedagógica atenda aos diferentes perfis de aluno e as competências e habilidades desejadas.  Outra demanda diz respeito à necessidade de nivelamento dos ingressantes que apresentam déficits nos conhecimentos necessários para a progressão no curso. Essa realidade pode impedir a continuidade dos estudos e aumentar consideravelmente a evasão.

A mutação contínua das tecnologias de informação e comunicação também é ponto de atenção dos Referenciais de Qualidade da EAD. O acesso à informação se amplia continuamente e rompe as barreiras geográficas. Nesse contexto, o processo formativo precisa atender, de forma flexível e customizada, alunos que buscam uma formação crítica e atrelada ao mundo do trabalho, e não o mero acúmulo de informações.

Com a edição da Portaria nº 1.428, de 28/12/2018, ampliando para até 40% a possibilidade de oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, mais um passo foi dado para a unificação dos modelos. Em curto espaço, não teremos mais diferenciação entre cursos presenciais e a distância. Prova disso é a utilização cada vez maior do ensino híbrido. O aluno poderá optar, quando a presencialidade não for um requisito, pela oferta que melhor atenda sua expectativa. Seja qual for o modelo, ele deve seguir o learning design da IES e garantir a mediação do processo formativo.

Aluno-colaborador

A EAD precisa de inovações disruptivas para tornar a aprendizagem ativa e personificável. Dessa forma, o aluno passa de espectador à condição de colaborador na aprendizagem, atuando em projetos e na resolução de casos práticos, reais ou similares aos do mercado de trabalho. Identifica, assim, suas limitações e as competências e habilidades de que precisa para o exercício profissional.

Ademais, com a edição de ferramentas de controle acadêmico, é possível medir a formação dos alunos corrigindo deficiências e monitorando seus indicadores. Essa é uma das vantagens da machine learning que pode auxiliar nos processos educacionais.

A boa oferta também depende da composição de um grupo multiprofissional de colaboradores. Além dos docentes, toda a equipe de mediadores, técnicos administrativos, coordenadores de curso e gestores devem ter formação e atualização contínua em EAD. Conhecer a proposta pedagógica da IES e a expectativa dos alunos da EAD são requisitos para todos. Da mesma forma, a missão, a visão e os valores da IES têm de estar alinhados com suas práticas.

Também é essencial que as IES assegurem os meios necessários para uma oferta de qualidade. Nessa conjuntura, a acessibilidade física aos ambientes deve ser priorizada. Já os ambientes virtuais devem garantir a interação entre os professores, estudantes, tutores e os recursos didáticos virtuais, propiciando o planejamento e constante avaliação de sua qualidade.

Por fim, a estrutura física da sede precisa atender à proposta delineada no PDI. A sede é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação do processo acadêmico. Já o polo é a unidade descentralizada que desenvolve as atividades presenciais. São a referência da IES no local de oferta e devem possuir toda a estrutura necessária para a realização das atividades teóricas e práticas previstas nos PPCs dos cursos. Com a edição da Portaria Normativa nº 11, de 20/06/2018, os polos podem firmar convênios com ambientes profissionais para a realização das práticas, estreitando ainda mais a formação com a inserção do aluno no ambiente profissional.

O relatório final do grupo de trabalho foi entregue para análise, no início de janeiro, ao novo secretário da Secretaria de Educação Superior. Foi um grande aprendizado ter participado do GT e acredito que todos encerraram suas contribuições com a certeza de que a EAD continuará crescendo, rompendo barreiras e garantindo o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros.

*André Trindade é especialista em EAD e integrante do GT de atualização dos referenciais de qualidade da educação a distância.

Leia também:

rumos EAD

Foto: Shutterstock

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 236

stanford

Stanford aposta em formação de circuito aberto

+ Mais Informações
futuro-do-direito

O futuro das profissões jurídicas

+ Mais Informações
novos-rumos-ead

Em busca de novos rumos para a EAD

+ Mais Informações
aulas-de-generosidade

Professor do Centro Universitário Senac ensina fotografia para...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.