NOTÍCIA
Como fazer com que os estudantes se sintam apoiados, foi um dos temas discutidos no 2º dia da Conferência Mundial de Ensino Superior da Unesco
Publicado em 19/05/2022
Por Luciana Alvarez, de Barcelona – Coisas tão simples como alertas sobre datas de trabalhos e respostas automáticas para perguntas de ordem prática podem ajudar a organizar a rotina dos estudantes universitários e, assim, melhorar sua experiência e desempenho na educação superior. É o que revelou uma pesquisa chamada Fechando a lacuna para criar a experiência de aprendizado ideal, foi feita entre março e abril de 2022, com 5 mil gestores e estudantes da África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido, de instituições públicas e privadas.
Leia: Entenda como a inserção de tecnologias pedagógicas pode fortalecer uma instituição de ensino
“Precisamos reconhecer que há muita coisa acontecendo na vida dos estudantes para além das questões acadêmicas: eles têm famílias, muitos são estudantes trabalhadores”, afirma Mirko Widenhorn, diretor da edtech Anthology, que conduziu uma pesquisa sobre expectativas de uso de tecnologias. “Mas o resultado é animador porque há muitas coisas possíveis de serem feitas”, disse o pesquisador.
Nas respostas dos estudantes, a maioria espera que, ao mandar uma dúvida, tenha suas mensagens respondidas em algumas horas. Porém, leva até uma semana para as receberem. “Talvez a instituição possa ter uma política sobre o tempo para resposta, para não frustrar expectativas, ou estimular os professores a responder logo, mostrar porque é importante. Quando demoram, os estudantes se sentem menos apoiados”, afirmou Widenhorn, durante a 3ª Conferência de Ensino Superior da Unesco (WHEC, na sigla em inglês), em Barcelona.
O relatório da pesquisa, em inglês, pode ser acessado neste link: https://thestacks.anthology.com/wp-content/uploads/2022/05/UNESCO-Anthology-Whitepaper-v1.5.pdf?_ga=2.203935571.2147322988.1652969577-1579990738.1652969577
Tendências de tecnologia no ensino