NOTÍCIA

Ensino Superior indica

‘Educação presente para o futuro’ retrata a potência da tecnologia na sala de aula

Depoimentos de especialistas, professores e estudantes abordam a tecnologia digital e apontam o que se pode esperar da juventude hiperconectada.

Publicado em 17/10/2022

por Sandra Seabra Moreira

Foto 2 Jovens se conectam ao mundo e constroem o futuro que desejam (Foto: divulgação)

Se um dia o espaço escolar resistiu ao avanço da tecnologia digital, a pandemia tratou de quebrar as últimas barreiras. Professores já capacitados, e outros vivenciando o desafio de capacitarem-se, mergulham nas muitas possibilidades do mundo digital e nas metodologias ativas. Os estudantes, enfim, podem utilizar seus  celulares, tablets e notebooks, fazendo deles aliados do aprendizado.

Educação presente para o futuro, documentário dirigido por Patrícia Travassos que estreou no sábado, 15 de outubro, no Canal Futura e que agora compõe o catálogo da Globoplay (veja aqui), traz o contexto da presença da tecnologia digital nas escolas, com depoimentos de especialistas, professores e estudantes em seus laboratórios e salas de aula. “Estamos vivendo um momento desafiador de colocar em prática o Novo Ensino Médio brasileiro e o filme reflete sobre uma grande oportunidade para as escolas se transformarem para melhorar a qualidade do aprendizado, engajar os alunos e, consequentemente, reduzir a evasão escolar”, afirma Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, que atua na formação de professores em tecnologia, em todo o Brasil.

Jovens se conectam ao mundo e constroem o futuro que desejam (Foto: divulgação)

O filme também aborda a desigualdade social do País, que se evidencia cada vez mais a partir da perspectiva da tecnologia digital, já que mais da metade das escolas do Brasil sequer têm um sinal de internet aberto aos seus estudantes. Tratar desses temas com profundidade e delicadeza não é tarefa fácil, sobretudo num mundo em que a distopia está tão presente no dia a dia quanto os avanços tecnológicos, minando a positividade. 

Leia: Deixar a inteligência artificial passar seria ‘perda inestimável para os jovens’, avalia especialista

“Tínhamos uma grande preocupação de tornar a mensagem do filme capaz de dialogar com escolas nas mais diferentes realidades e geografias. Não nos interessava conversar apenas com escolas que tivessem recursos para investir em super laboratórios maker ou de informática. Recursos são muito bem-vindos, mas o mais importante vem antes disso: a conexão da sala de aula com a realidade do entorno que afeta a qualidade de vida dos alunos e os engaja ao conhecimento em busca de soluções para problemas reais”, detalha a diretora. 

Patrícia Travassos: atitudes positivas e tecnologia fazem a mágica acontecer

Patrícia menciona que  além de um grande repertório, estudantes hiperconectados são mais estimulados ao engajamento social. “E aí, quando atitudes positivas se encontram com a tecnologia, a mágica acontece e os resultados são potentes.” A tecnologia é, portanto, quase um pretexto no filme, porque ele trata de fato da potência para criar um novo futuro. Ao expor uma juventude que não admite ter seus sonhos roubados, o filme emociona e contagia.

Assista ao trailer:

Serviço

Documentário: Educação presente para o futuro

Estreia: 15 de outubro no canal Futura, às 20 horas. Permanecerá no catálogo da Globoplay

Direção: Patrícia Travassos

Produtora: Prosa Press

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Ensino Superior indica

Karina Tomelin

Que tal + 100 ideias inspiradoras para suas aulas?

+ Mais Informações
Foto 2

‘Educação presente para o futuro’ retrata a potência da...

+ Mais Informações
Estratégia

Para debater estratégia, tecnologia e gestão

+ Mais Informações

Mapa do Site