NOTÍCIA

Ensino Superior indica

Que tal + 100 ideias inspiradoras para suas aulas?

Karina Tomelin lança seu segundo livro. Aplicativo, livros e skill para Alexa propiciam múltiplas experiências de aprendizado aos professores.

Publicado em 01/11/2022

por Sandra Seabra Moreira

Karina Tomelin Karina Tomelin: livro provê experiência sensorial (foto: divulgação)

“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, é um hábito”. Essa frase inspiradora é de Aristóteles, escolhida por Karina Tomelin, pedagoga, psicóloga, mestre em educação e formadora de docentes, para inspirar a preparação de uma aula sobre projeto de vida. Além da frase, que pode ser compartilhada nas redes sociais, cinco dicas preciosas e uma indicação de leitura: A revolução do pouquinho (ed. DVS), de Eduardo Zugaib. Tudo reunido num drops do aplicativo gratuito Educabox. A cada dia, um novo drops com conteúdo diferente. No formato de microlearning, o aplicativo oferece ao educador, além do auxílio prático e efetivo na preparação de aulas, a possibilidade do autodesenvolvimento e de aprimorar as competências digitais. 

Leia também | Documentário retrata a potência da tecnologia na sala de aula

Educadora desde os 19 anos, Karina atuou da educação infantil à pós-graduação, e vem se dedicando cada vez mais à formação de professores. Criados e escritos pela própria Karina, os conteúdos dos 100 primeiros drops do Educabox ganharam a versão impressa no ano passado, o livro 100 Ideias inspiradoras para as suas aulas (ed. Letramento).

Karina Tomelin: livro provê experiência sensorial (foto: divulgação)

Mais aprofundamento para ter ideias inspiradoras para as aulas

Agora, Karina lança o segundo livro, + 100 Ideias inspiradoras para suas aulas.  Com design super atrativo, os livros propiciam vivência mais sensorial: “No aplicativo, é possível favoritar o drops. Nos livros, o educador pode pintar, anotar, escrever”. 

Os conteúdos contemplam as estratégias, metodologias e competências necessárias aos professores. O tema é apontado em forma de pergunta. Conceitos e teorias são apresentados de forma direta e linguagem acessível. A leitura é leve e instiga o fazer seguro, direcionado ao tema que o educador precisa compreender, assimilar e ensinar.

Karina explica que “a linguagem adotada é tanto para professores da educação básica – eles  se sentem reconhecidos no que está sendo abordado – quanto para os da educação superior e também para educadores sociais e corporativos”.

Atenta às transformações digitais

A partir de pesquisas acerca das múltiplas experiências de aprendizado, Karina também leva em consideração o voice-first, a ideia de que a voz é o principal elemento da comunicação. O crescimento na utilização de audiobooks, o uso da voz em comandos de pesquisas no Google ou mesmo no Wyse comprovam a ideia. Seguindo a tendência, Karina disponibiliza os conteúdos do Educabox, que são curtos e podem ser ouvidos,  em  skill para Alexa. Ela detalha: “O educador dá o comando – ‘ Alexa, abre o Educabox’ – e ela vai falar: ‘olá, o seu drop do dia é Como lidar com a indisciplina na sala de aula?

Karina considera que a vida do professor é solitária, e há pouco tempo para troca de experiências, por isso, suas propostas para os professores se dão a partir das microaprendizagens e também priorizam o compartilhamento. “Por exemplo, a Alexa pode reverberar os conteúdos numa sala de professores”, finaliza. 

Clique aqui para mais informações sobre o novo livro, que custa cerca de 50 reais.

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Ensino Superior indica

Karina Tomelin

Que tal + 100 ideias inspiradoras para suas aulas?

+ Mais Informações
Foto 2

‘Educação presente para o futuro’ retrata a potência da...

+ Mais Informações
Estratégia

Para debater estratégia, tecnologia e gestão

+ Mais Informações

Mapa do Site