NOTÍCIA

Opinião

Não parar, e inovar sempre

Evento que sempre trouxe novidades, a SXSW de 2023 foi muito além. Wagner Sanchez relata sua experiência

Publicado em 28/03/2023

por Ensino Superior

Wagner Sanchez | SXSW Wagner Sanchez: "terminei o evento com os pés doendo e inchados de tanto andar, mas com a mente reposicionada"

Por Wagner Sanchez*: De 10 a 19 de março aconteceu o evento South by Southwest 2023, ou simplesmente SXSW, em Austin, no Texas. Voltei com o mindset alterado, porque transforma as pessoas e suas mentes, mesmo que vá disposta a não deixar isso acontecer. Só de estar lá você é contaminado positivamente com a inovação que paira no ar. 

Falar de SXSW sem estar lá é um desafio, pois como poucas experiências que tive na vida, o evento realmente  induz a questionar tudo o que você acredita, e principalmente questionar ações e processos que se executa há algum tempo, mesmo que este ‘algum tempo’ sejam poucos dias.

Quando se transporta o SXSW para o cenário educacional, os questionamentos vão desde como entregamos os nossos conteúdos, passa por como nos relacionamos com os nossos professores em todos os âmbitos, atinge em cheio em como ativamos os nossos alunos. E também, com muita força, como os nossos processos administrativos funcionam. Enfim, é um repensar total em tudo que acreditamos ser perfeito.

Agora, descrever o evento é uma missão árdua, devido à complexidade. Lá é um “não parar”, é “um inovar sempre, porque dá”, é “temos que surpreender sempre”, é “a diversidade, inclusão e sustentabilidade são essenciais”, enfim tudo é sentido na pele com alto impacto na mente.

Imagine acordar, abrir o aplicativo do evento e se deparar com mais de 300 opções de conteúdos por dia, das 9h da manhã até as 18h. Fora os momentos de happy-hour e networking que acontecem à noite.

 

Leia também: Deixar a inteligência artificial passar seria ‘perda inestimável para os jovens’

 

Todos os dias é fazer a seleção e tentar encaixar tudo que se quer ver em apenas 9 horas do dia, e no dia seguinte, mais 300 opções diferentes para se fazer uma nova seleção.

É necessário otimizar o tempo e aproveitar o máximo de minutos possível com os temas que mais interessam. Foi o melhor evento de tecnologia, inovação, entretenimento e disrupção que tive a oportunidade de ver em toda minha vida.

Algumas pessoas com quem conversei no SXSW, falaram que estavam com “FOMO” -Fear of missing out- ou medo de perder algo, pela infinidade de experiências oferecidas. Não tive esta sensação, terminei o evento com os pés doendo e inchados de tanto andar, mas com a mente reposicionada. 

Reposicionada para o novo, para a diversidade, para o sustentável, para um nunca deixar de aprender para poder compartilhar conhecimento com a maior quantidade de pessoas possível. A tecnologia, inovação, criatividade, ciência são o atalho certo para as soluções que a humanidade tanto necessita.

 

ChatGPT | Acordo ético entre professor e aluno é fundamental para o convívio com a tecnologia

 

Estou extremamente grato de poder participar como Speaker do SXSW 2023 pela Fiap junto com Guilherme Pereira, diretor dos MBAs FIAP, Marco Castro, Partner – Chair & Ceo e Denise Pinheiro Partner – Digital Transformation Leader ambos da PWC Brasil. Lá, o tema abordado foi “Como criar um ecossistema de reciclagem de colaboradores aliado a um aumento de qualidade corporativa”. Mas mais do que falar, aprender com pessoas do mundo todo foi transformador.

Assistir ao vivo Mark Greg, co-fundador e presidente do chat GPT, dizer que a inteligência artificial é o projeto mais esperançoso e assustador da história humana e depois vê-lo em um debate ético sobre o futuro do machine learning, nos dá subsídios e conhecimentos para trabalhar este tema tão polêmico em sala de aula com os alunos. Até porque sabemos que não é possível nos escondermos em uma bolha e negar que a tecnologia é uma grande aliada no dia a dia.

 

Mobilidade sustentável e eficiência 

 

Entrar no protótipo do eVolt deu um baita orgulho de nosso país. Sabe por que?

O eVTOL é 100% elétrico e seu design foi centrado no ser humano, garantindo a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros e da comunidade, minimizando o ruído. Ele terá piloto nos primeiros voos, mas está pronto para operações autônomas no futuro breve. E olha que incrível, A Eve começou em 2017 como um projeto dentro da Embraer-X, no Brasil.

Tive a oportunidade de conhecer o projeto na época e agora ver funcionando é sensacional. Conversando com time de Brazucas lá presente, me disseram que estão animados para começar a operar com as liberações governamentais em alguns países no segundo semestre.

E, quem não gostaria de interagir com uma solução cognitiva no SXSW realmente surpreendente? Tudo começou com um convite para assistirmos uma apresentação musical ao ar livre em um espaço extraordinário, todo gramado, aberto, com uma vista sensacional, cadeiras de campo espalhadas em uma concha acústica criada em uma impressora 3D. Depois que a banda inicia sua apresentação, um aplicativo é liberado para se observar uma verdadeira obra de arte.

Tratava-se de uma narrativa em realidade aumentada inspirada em conversas entre a artista Nancy Baker Cahill e a Robô Sophia. As imagens em movimento e realísticas eram a representação da “imaginação” da robô Sophia em relação às catástrofes climáticas.

 

Leia: Escala e tecnologia para crescer

 

Sobre cyber segurança, no ano passado os americanos perderam quase US$ 7 bilhões em crimes online. Não há como negar que a tecnologia permitiu um progresso incrível, mas nossa maior conectividade traz grandes riscos. É hora de implementar o melhor da tecnologia e colocá-la para trabalhar para proteção contra exploração e lutar contra o ataque implacável de hackers. Este foi o tema discutido pelo ator e produtor Robert Downey Jr., que recentemente começou a estudar sobre o crime online e seu impacto no mundo.

Ele reuniu três das mentes mais conhecedoras do setor – Aura, CEO Hari Ravichandran, especialista em segurança e ex agente do FBI; Eric O’Neill e a autora best-seller do New York Times Maria Konnikova, para uma discussão sobre o verdadeiro escopo da crise que as pessoas comuns estão enfrentando. Um verdadeiro olhar dentro das mentes dos cibercriminosos e como eles são capazes de manipular nossas famílias e dados sensíveis para o mal.

E, para ilustrar o poder de conectividade e acesso do SXSW, minha pergunta foi escolhida pelo Robert Downey Jr para ser respondida pelos especialistas.

 

‘Admirável futuro da educação superior’ | Reflexões sobre tecnologia e relações

 

Estes foram somente alguns poucos exemplos de conteúdos nesses dias intensos de muito aprendizado, novas amizades do Brasil e do mundo, onde foi possível entender como uma cidade comum americana pode se transformar em um ecossistema incrível com aproximadamente 150 mil pessoas do mundo todo presentes.

Este poder de criação e execução ágil também é um grande diferencial do evento. Rapidamente experiências e processos são criados, prototipados e executados em horas, ou seja, metodologias e mindset agiles na prática.

Na chegada, passei por locais como estacionamentos, restaurantes e até pequenos hotéis que no dia seguinte se transformavam em lounges extraordinários. Presenciei este fenômeno nos lounges da Porsche, Slack, Paramount, Patagonia, Disney e outros. Estes exemplos me fizeram lembrar de quando me deparei com projetos complexos e por isso foram abortados. Será que não há um atalho? Uma outra forma de execução mais simplificada que mantenha a qualidade? São perguntas como estas que devemos fazer antes de dar um não para novas ideias.

As novas tecnologias estão surgindo, destravando outras, mudando o nosso mindset e encurtando caminhos que antes eram longos e difíceis.

Que venham outros SXSWs.

_ _ _

 

Wagner Sanchez | SXSW

Wagner Sanchez é pró-reitor Acadêmico, Professor, Escritor e Pesquisador. Entusiasta e otimista em relação à transformação digital da educação. Doutor e Mestre em Engenharia Biomédica, especialista em Inteligência Artificial, psicopedagogo pela PUC, pós-graduado em Engenharia de Software, bacharel em Análise de Sistemas.  

 

Autor

Ensino Superior


Leia Opinião

IA generativa

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

+ Mais Informações
Admirável futuro da educação superior

Evento provoca e inspira as IES

+ Mais Informações
Mercado

O reflexo da educação no mercado de trabalho

+ Mais Informações
Jovens na educação superior

Cresce o interesse dos jovens pelo ensino superior

+ Mais Informações

Mapa do Site