ARTIGO

Stanford Social Innovation Review Brasil (SSIR)

Por mais espaços de escuta 

O impacto social não está apenas nos resultados quantificáveis 

Publicado em 22/06/2023

por Ensino Superior

Espaços de escuta Especialistas afirmam a necessidade de espaços de escuta (foto: Freepik)

A violência está naturalizada no Brasil. Nas escolas, por exemplo, os ataques tornaram-se recorrentes. Dos cerca de 24 ataques ocorridos desde 2002, mais da metade aconteceram nos últimos dois anos, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Verificar a origem deles é importante, mas tem se tornado urgente saber como lidar com as situações que potencialmente podem gerar desfechos traumáticos. Especialistas afirmam a necessidade de espaços de escuta. Neles, a humanidade de cada um pode ser resgatada e é possível eclodir sentimentos de empatia e pertencimento. José Ivaldo Araújo de Lucena, da Universidade Católica de Brasília e membro da Cátedra UNESCO de Juventude, educação e sociedade, questiona: onde há espaço na sociedade para as escutas e diálogos autênticos? (Leia aqui)

A criação desses espaços nas organizações é o tema do artigo de Juanita Zerda, Katherine Milligan e John Kania, “Aprofundar as relações para mudar os sistemas”, publicado na Stanford Innovation Review – Brasil. Os autores atentam para o fato de que os gestores, em geral, pensam que o impacto social só é gerado efetivamente a partir de dados quantificáveis, no entanto, crises devastadoras têm mostrado que “os problemas complexos e adaptativos desafiam modelos lógicos e soluções exclusivamente técnicas e redutoras”. 

O artigo traz a experiência de organizações que buscaram dirimir os efeitos da violência, fenômeno sistêmico e multifatorial, centrando ações numa realidade até bem simples: os sistemas são formados por pessoas.

O artigo “Aprofundar as relações para mudar os sistemas” pode ser lido no site da SSIR Brasil. Acesse.

Autor

Ensino Superior


Leia Stanford Social Innovation Review Brasil (SSIR)

Espaços de escuta

Por mais espaços de escuta 

+ Mais Informações
o problema das mesas

O problema das mesas

+ Mais Informações
ESG

As diferenças entre ESG e investimento de impacto

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior - EHenry Eyring: Universidades com fins lucrativos sofrem a tentação de maximizar o lucro a qualquer preço.

Universidade em Mutação

+ Mais Informações

Mapa do Site