NOTÍCIA

Gestão

IES municipais querem mais reconhecimento

Evento sediado na Unitau reuniu gestores e representantes do governo federal

Publicado em 23/06/2023

por Ensino Superior

Unitau Vice-presidente da Repúbica ouviu gestores presentes (foto: João Rangel/ACOM-UNITAU)

Na sexta-feira, 16 de junho, a Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes) oficializou pedido de bolsas para estudantes das IES associadas. De acordo com o presidente da associação e do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Antônio Henrique Habib, é esperado que ao menos 30 mil estudantes sejam beneficiados. “Mas se o governo federal entender que pode subsidiar as municipais, podemos levantar o custo de todas as nossas instituições associadas”, pontuou. 

A entrega do documento ao MEC aconteceu na Universidade de Taubaté (Unitau), que sediou o 14º Encontro da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (Aimes). Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior e secretário substituto da Sesu/MEC, esteve presente no evento e foi responsável por receber a documentação. “É fundamental que tenhamos no ensino superior experiências que olhem para o local e que ofereçam respostas para os desafios do dia a dia, das cidades e das famílias”, destacou na ocasião.

 

Reitora da Unitau pediu apoio ao governo federal (foto: João Rangel/ACOM-UNITAU)

Leia: Mapa do Ensino Superior traz balanço da área de TI

 

Nara Lúcia Perondi Fortes, reitora da Unitau e vice-presidente da Aimes-SP, chamou a atenção para a necessidade de recursos nas instituições municipais. “Já temos estrutura e qualidade de ensino, fazemos pesquisa, extensão, além de colaborar com a comunidade local, mas precisamos de recursos. Precisamos desse olhar do governo federal. Somos mais de 50 IES municipais em todo Brasil”

O evento contou ainda com a participação de Geraldo Alckmin. O vice-presidente da República se formou em medicina pela Unitau e ouviu os gestores presentes  aao encontro. Nara Lúcia aproveitou a ida de Alckmin para pedir apoio ao governo. “Nós gostaríamos de fazer parte dos programas federais, estar presentes em mais projetos, receber mais fomento para pesquisa. Queremos ser reconhecidos”, declarou.

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

Como diminuir a competição entre professores

Como desenvolver docência apoiadora e diminuir a competição

+ Mais Informações
A Teoria da Prática em gestão universitária

A Teoria da Prática em gestão universitária

+ Mais Informações
judicialização

Gestão deve ser atuante e ter olhar jurídico

+ Mais Informações
Comunidades de aprendizagem

O papel das comunidades de aprendizagem na transformação do ensino...

+ Mais Informações

Mapa do Site