Revista Ensino Superior | Você já teve um professor indígena?
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Revista Educação

Você já teve um professor indígena?

Professores e estudantes indígenas ainda são pouco presentes em sala de aula

Publicado em 23/08/2023

por Ensino Superior

Professoras indígenas Ngreiku-Eti, de saia amarela listrada, é uma das poucas mulheres professoras indígenas da região (Foto: Laura Rachid)

O descaso com a população indígena tem se refletido na educação brasileira ao longo dos anos. Seja no ensino básico ou superior, no corpo docente ou discente, a presença indígena em sala de aula ainda é baixa. Um levantamento do Instituto Semesp indica que o número de universitários indígenas, por exemplo, apresentou um crescimento de 374% em relação ao ano de 2011. Todavia, mais de 1,4 milhão de pessoas se identificam como indígenas no Brasil e os estudantes representam apenas 3,3% desse total. Em relação aos professores, os números são ainda menores: segundo o Censo da Educação Superior, em 2021, apenas 428 docentes do ensino superior eram indígenas.

A passos lentos, no entanto, algumas ações que visam a mudança podem ser vistas no setor. Em 2022, o professor Gersem Baniwa passou a fazer parte do corpo docente da Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, afirmou ser um testemunho vivo de importantes inovações e revoluções político-institucionais realizadas pela UnB nas últimas duas décadas. “Outros rostos, cabelos, pinturas, cores, gostos, sabores, saberes, fazeres e modos de sentir, de ser, de fazer, de viver e de existir. Ou seja, esses importantes territórios institucionais também estão sendo aldeados, demarcados e ocupados, inclusive, nos microterritórios de docência”, disse.

Martha Pio, indígena do povo Terena, se formou pedagoga em 2021 pelo Centro Universitário Unisagrado. Para a profissional, que vive e atua na aldeia Erekuá, a escola sempre foi como uma segunda casa e o olhar admirado pelos professores levou à escolha do caminho docente. Há 26 anos, o Unisagrado oferece bolsas de estudo para indígenas das aldeias Ekeruá, Nimuendajú, Konepoti e Tereguá, localizadas na cidade de Avaí, próxima a Bauru.

 

Leia: A reviravolta da tradição

 

Boas conquistas também estão presentes no ensino básico. A convite do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), a repórter Laura Rachid, da Revista Educação, esteve na aldeia Piaraçu, MT, onde foi realizada uma oficina de elaboração de material paradidático na língua tradicional Mẽbêngôkre. Na reportagem Professores indígenas: entre preconceito e descaso, a vontade de aprender, retratou a força dos moradores da aldeia que, na busca pelo aprender, superam os mais diversos obstáculos.

 

Leia a íntegra da reportagem no site da Revista Educação (acesse).

 

Autor

Ensino Superior


Leia Revista Educação

Professoras indígenas

Você já teve um professor indígena?

+ Mais Informações
ESG na educação básica

ESG: esforços têm início na educação básica

+ Mais Informações
Edimilson de Almeida Pereira e Madu Costa

A pauta antirracista nas instituições de ensino

+ Mais Informações
IA

Estudantes precisam de capacitação para a IA

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.