NOTÍCIA

Podcast

O país precisa da juventude para avançar em tecnologia 

Empecilhos com matemática têm afastado os jovens do mercado tecnológico

Publicado em 25/08/2023

por Ensino Superior

Prosas | Tecnologia: cadê as mulheres?

Na estreia do quadro Prosas no Podcast Gestão do Ensino Superior, a cientista e professora de física no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) Sonia Guimarães aborda as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nas ciências exatas. Desafios que, somados às opressões, dificultam a participação feminina e negra no universo tecnológico. Defensora do ingresso na área, Sonia acredita que a tecnologia representa o presente e o futuro. “Por mais que não resolva todos os problemas, é ela que tentará fazer isso daqui para frente”, diz. 

Os empecilhos com a matemática, no entanto, têm afastado a juventude do mercado tecnológico. A partir de um  recorte de gênero, a situação é ainda mais delicada, pois, em decorrência de uma sociedade  machista, mulheres que se interessam pelo setor acabam por desistir e trocar de área. De modo geral, a professora observa uma perda de esperança por parte dos jovens. “E essa é a pior coisa que pode acontecer ao ser humano: não ter um sonho. Temos que trazê-los de volta”, afirma a especialista.

Como estratégia de incentivo à entrada e permanência das mulheres no setor, a cientista cita o reconhecimento através de premiações, como o Prêmio Carolina Nemes, entregue às melhores Doutoras, e o Prêmio Anselmo Salles Paschoa, destinado a pesquisadoras e pesquisadores negros da área – ambos entregues pela Sociedade Brasileira de Física.

 

Políticas públicas

 

A professora comentou acerca do Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, anunciado em julho pelo governo Lula. Destinado a mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas, trata-se de um programa de bolsas de estudo para doutorado e pós-doutorado sanduíche no exterior. A previsão é de que sejam disponibilizadas ao menos 45 vagas. 

 

Para assistir:

 

 

Para ouvir:

 

 

Novo quadro, nova dinâmica

 

Prosas é o mais novo quadro do Podcast Gestão do Ensino Superior. Comandado pelos jornalistas Sandra Seabra Moreira e Gustavo Lima, o programa será publicado na segunda quinzena de cada mês. A dupla receberá diferentes especialistas para debater – e prosear – sobre os temas mais relevantes do ensino superior brasileiro.

 

*Este podcast tem apoio da Principia: mensalidade em dia e zero inadimplência.

 

Veja também: Panorama da educação superior brasileira

Autor

Ensino Superior


Leia Podcast

Mercado corporativo

IES precisam se preparar para atender demandas corporativas

+ Mais Informações
Prosas 2 | Saúde mental LGBTI+

Pesquisa joga luz sobre a saúde mental LGBTI+

+ Mais Informações
Prosas | Tecnologia: cadê as mulheres?

O país precisa da juventude para avançar em tecnologia 

+ Mais Informações
Podcast Gestão do Ensino Superior

Panorama exclusivo da educação superior brasileira

+ Mais Informações

Mapa do Site