Revista Ensino Superior | Análises: Os caminhos para se diferenciar em 2024
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 280

Os caminhos para se diferenciar em 2024

Conselho Editorial compartilha o que fará a diferença nas universidades

Publicado em 26/12/2023

por Gustavo Lima

Análises 2024 Conselheiros passam por temas como EAD, Inteligência Artificial e financiamento estudantil (foto: Freepik)

Ao longo de 2023, o Conselho Editorial da Ensino Superior contribuiu com pautas e discussões sobre as principais tendências da educação superior brasileira. Para encerrar o primeiro ano de colaboração, os oito especialistas compartilham o que fará a diferença nas universidades em 2024. Baseados em suas vivências no universo acadêmico, os conselheiros passam por temas como o ensino a distância (EAD), Inteligência Artificial (IA) e financiamento estudantil. Confira as análises.

 

Danielle Rodrigues, vice-reitora da Unifeob, destaca 4 pontos fundamentais

Danielle Rodrigues“Há quatro pontos que, embora não sejam novos, devem ser fortalecidos e continuados: o primeiro é a atualização de portfólio. Existem skills de que as empresas precisam muito, mas não necessariamente são encontradas no mercado dos cursos regulados. O segundo ponto diz respeito à flexibilização de entradas. A maioria das IES permite uma ou duas entradas por ano, enquanto a minoria permite mais do que duas entradas. O terceiro aspecto é a aproximação das IES com as demandas corporativas. Os profissionais precisam falar com os empresários, gestores e tomadores de decisão para compreenderem do que as empresas precisam e oferecer novas soluções. E o quarto ponto é, em termos de tecnologias, metodologias e portfólio, dar sequência à melhora da experiência na educação a distância.”

 

Glauson Mendes, especialista em marketing educacional: Investir em inovação e tecnologia

Glauson Mendes“É essencial que as IES priorizem a relevância dos cursos que oferecem. Isso significa assegurar que o conteúdo não seja apenas teoricamente sólido, mas também diretamente aplicável ao futuro profissional. A personalização do ensino se tornará um diferencial para atender a tais expectativas. Investir em inovação e tecnologia deve ser uma prioridade institucional. A incorporação de ferramentas avançadas, como a IA, não deve ser vista como um complemento, mas como um elemento central na estruturação dos processos de ensino-aprendizagem. Outro ponto crítico é o resgate e a promoção de valores humanos. Essa premissa talvez seja a base das ações para 2024. Em um mundo cada vez mais volátil, a conscientização acerca dos impactos sociais e ambientais está em ascensão. É imperativo que as IES destaquem valores como ética, responsabilidade social e sustentabilidade em todas as atividades que compõem a jornada do aluno. E para que tudo isso se torne realidade, é imprescindível uma intensa valorização, investimento e capacitação docente.”

 

Jaqueline Gomes de Jesus, professora de psicologia no IFRJ: Não ser arrogante

Jaqueline Gomes de Jesus“O ensino superior precisa abraçar as outras áreas da educação. Como ter uma perspectiva menos assistencialista e arrogante para o que pode ser aprendido, transformado e dialogado com as experiências do ensino médio, da rede básica e da educação profissional tecnológica? Esse é o grande desafio. O ensino superior deve sair de um pedestal de status – que faz parte da formação da universidade brasileira – para que o olhar não seja direcionado apenas ao âmbito superior, mas também sobre outros campos do trabalho em educação e pesquisa.”

 

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares: Prioridade é eliminar a evasão

José Vicente“É necessário um esforço no sentido de estancar e, de preferência, eliminar a evasão, que nos tem feito perder muita energia. Se não encontrarmos um meio de impedi-la, teremos um prejuízo muito profundo em praticamente todo o universo educacional. Outro aspecto seria essa tentativa de adequar o EAD ao ensino presencial. Temos visto essa migração rápida e muito profunda para o EAD, ao mesmo tempo que vemos e ouvimos que a qualidade não tem acompanhado essa expansão mercadológica na mesma velocidade. Sem um controle e um olhar de atenção adequados, consolidaremos uma pendência que prejudicará demais a educação em seu resultado final.”

 

Leia também: O valor da presencialidade na formação superior

 

Maurício Garcia, cientista digital: Tecnologia de maneira transversal

Maurício Garcia“As IES devem entender como incorporar temas de tecnologia em todos os cursos de maneira transversal. Todo profissional do futuro precisa saber de tecnologia, não importa se ele seja da área de odontologia, direito, psicologia ou jornalismo. Todo mundo precisa estar antenado e conhecer a tecnologia para não ser um simples usuário. Os profissionais devem ter mais protagonismo no desenvolvimento das aplicações.”

 

Priscila Simões, diretora do Ibmec Digital: Fundamental retomada do financiamento

Priscila Simões“Do ponto de vista do cenário macroeconômico, as perspectivas não são catastróficas, mas também não indicam um grande crescimento. Os juros devem cair mais um pouco, mas os principais institutos e economistas preveem um crescimento econômico da ordem de 2% para menos. Não será um ano de uma super-retomada mas, diante do que vivemos na pandemia, certamente o cenário será melhor para as IES. Com isso, imaginamos também que os índices de emprego aumentem. Acredito que as ferramentas de IA continuarão avançando rapidamente, então é importante que as instituições estejam de olho e, na medida do possível, já comecem a incorporá-las nas suas atividades. Certamente o EAD continuará crescendo. Agora, a grande incógnita é em relação às políticas públicas para financiamento. O Brasil precisa muito de uma retomada em relação ao financiamento estudantil. Acredito que o ideal seria um modelo diferente do que era o Fies, mesmo no seu auge. Mas o governo não tem demonstrado que fará algo nesse sentido a curto prazo. É possível que tenhamos algum tipo de retomada no financiamento estudantil, porém ainda não sabemos em que modelo, moldes e escala.”

 

Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp: Pensar em soluções que permitam acesso

Rodrigo Capelato“Falamos de ensino a distância e ensino presencial como mundos totalmente distintos. Talvez o que vá distinguir uma instituição seja conseguir usar o melhor desses dois mundos e trazer um modelo inovador para os mais jovens, que combine momentos de presencialidade com momentos a distância. Além disso, dado que nós temos carência de políticas públicas de acesso e a população estudantil ainda é muito pobre, um dos grandes desafios para as IES é encontrar soluções financeiras para que os alunos mais carentes tenham condições de ingressar e se manter no ensino superior. As IES devem pensar em crédito educativo, em cesta de programas de acesso como ProUni e Fies, tudo combinado ao mesmo tempo. Não é fácil porque não é uma questão trivial, mas pensar em soluções que permitam acesso também é algo que trará um diferencial para as instituições.”

 

Sonia Guimarães, cientista e professora ph.D. de física experimental do ITA: IES deve estar coligada com empresa e indústria

Sonia Guimarães“As instituições devem estar atentas para a revolução digital–industrial, para toda essa inovação que tem acontecido e para as novas profissões. Há áreas que precisam de profissionais qualificados em setores para os quais não temos ninguém qualificado, e que eles trazem de fora do país. Quem melhor para qualificar esse pessoal do que as IES? Mas o ensino superior deve estar atento e inovado. Tem que saber de tudo o que está acontecendo. Portanto, seria uma boa ideia estar coligado com as empresas e indústrias –. ‘O que é que falta? Qual é a qualificação que vocês precisam?’ – ou, então, ‘qual é a qualificação que vocês vão precisar para quando meus alunos e alunas estiverem se formando?’ Porque, além de tudo, se os estudantes estiverem começando o curso em 2024, só vão se formar alguns anos depois e muita coisa terá mudado. O ensino superior tem de estar extremamente bem informado o tempo todo. A educação continuada existe porque ela muda a cada instante e as pessoas precisam estar atentas a essas novidades.”

 

Revista Educação | 6 tendências para a educação em 2024

 

Autor

Gustavo Lima


Leia Edição 280

Desafios 2024

Preços, inclusão e tecnologias, os desafios

+ Mais Informações
Conservação e restauração

Conservação e restauração, oportunidade para IES

+ Mais Informações
Análises 2024

Os caminhos para se diferenciar em 2024

+ Mais Informações
diversificar

Enade: Diversificar para crescer

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.