NOTÍCIA
14ª Missão Técnica Internacional deve focar na transformação digital
Publicado em 02/01/2024
Gestores brasileiros terão a oportunidade de conhecer cinco universidades japonesas em maio. A visita ocorrerá por meio da 14ª Missão Técnica Internacional do Semesp, que os levará para conhecer as atividades e experiências de universidades em Tóquio, Hiroshima e Quioto. As inscrições para a missão, que acontece entre os dias 15 a 28, já estão disponíveis no site do Semesp.
Em 2023, a missão levou os gestores para conhecer universidades na Holanda e na Bélgica, onde a inovação e a tradição foram os grandes destaques. Nesta edição, os participantes devem esperar por um foco na transformação digital, tecnologia, produtividade, inovação e conexões entre a educação superior e o setor produtivo.
Após um final de semana livre no país asiático, os gestores serão levados para um tour em três instituições de Tóquio, começando pela Tsukuba University. Localizada em Ibaraki, a universidade pública é referência em internacionalização e cooperação com outros países. A visita seguirá para um almoço no Ministério da Educação japonês. No dia 21 de maio será a vez da Tokyo University, em Bunkyō. Fundada em 1877, é considerada uma das principais instituições de pesquisa do Japão. Finalizando a visita em Tóquio, os participantes conhecerão a Meiji University, IES privada que faz parte do Global 30 – projeto do Ministério da Educação voltado para cultura, esportes, ciências e tecnologia.
Os dias 23 e 24 de maio estão reservados para a cidade de Hiroshima, que receberá a missão técnica na Ekei University. Pública, a universidade visa a promoção de um quadro de jovens com habilidades aprimoradas e conhecimentos interdisciplinares. Estudantes capazes de identificar problemas, encontrar soluções e criar novos valores que possam contribuir local e globalmente.
A missão se encerra em Quioto no dia 27 de maio, na Ritsumeikan University. A IES privada foi classificada em primeiro lugar no Japão em dois objetivos distintos: para “erradicação da pobreza (ODS1)” e para “paz, justiça e instituições fortes (ODS16)”.
O projeto missão técnica acontece também em território nacional. Na última edição, o Semesp levou gestores para conhecer as experiências de sucesso da Universidade Veiga Almeida (UVA) e da Universidade Augusto Motta (Unisuam), no Rio de Janeiro.
Com valores diferentes para associados e não associados ao Semesp, o pacote para a missão técnica inclui hospedagens com café da manhã, traslados entre aeroporto e hotel, e traslados para as visitas nas universidades. Mais informações podem ser encontradas no site do Semesp, onde também está disponível a reserva de vagas, acesse.