NOTÍCIA

Gestão

Gestores de IES vão visitar 5 universidades no Japão

14ª Missão Técnica Internacional deve focar na transformação digital

Publicado em 02/01/2024

por Ensino Superior

Universidade Ritsumeikan Universidade Ritsumeikan, em Quioto, encerra a missão técnica do Semesp (foto: divulgação/Ritsumeikan University)

Gestores brasileiros terão a oportunidade de conhecer cinco universidades japonesas em maio. A visita ocorrerá por meio da 14ª Missão Técnica Internacional do Semesp, que os levará para conhecer as atividades e experiências de universidades em Tóquio, Hiroshima e Quioto. As inscrições para a missão, que acontece entre os dias 15 a 28, já estão disponíveis no site do Semesp.

Em 2023, a missão levou os gestores para conhecer universidades na Holanda e na Bélgica, onde a inovação e a tradição foram os grandes destaques. Nesta edição, os participantes devem esperar por um foco na transformação digital, tecnologia, produtividade, inovação e conexões entre a educação superior e o setor produtivo.

 

Saiba mais sobre a missão técnica de 2023

 

Após um final de semana livre no país asiático, os gestores serão levados para um tour em três instituições de Tóquio, começando pela Tsukuba University. Localizada em Ibaraki, a universidade pública é referência em internacionalização e cooperação com outros países. A visita seguirá para um almoço no Ministério da Educação japonês. No dia 21 de maio será a vez da Tokyo University, em Bunkyō. Fundada em 1877, é considerada uma das principais instituições de pesquisa do Japão. Finalizando a visita em Tóquio, os participantes conhecerão a Meiji University, IES privada que faz parte do Global 30 – projeto do Ministério da Educação voltado para cultura, esportes, ciências e tecnologia.

Os dias 23 e 24 de maio estão reservados para a cidade de Hiroshima, que receberá a missão técnica na Ekei University. Pública, a universidade visa a promoção de um quadro de jovens com habilidades aprimoradas e conhecimentos interdisciplinares. Estudantes capazes de identificar problemas, encontrar soluções e criar novos valores que possam contribuir local e globalmente.

A missão se encerra em Quioto no dia 27 de maio, na Ritsumeikan University. A IES privada foi classificada em primeiro lugar no Japão em dois objetivos distintos: para “erradicação da pobreza (ODS1)” e para “paz, justiça e instituições fortes (ODS16)”.

O projeto missão técnica acontece também em território nacional. Na última edição, o Semesp levou gestores para conhecer as experiências de sucesso da Universidade Veiga Almeida (UVA) e da Universidade Augusto Motta (Unisuam), no Rio de Janeiro. 

Com valores diferentes para associados e não associados ao Semesp, o pacote para a missão técnica inclui hospedagens com café da manhã, traslados entre aeroporto e hotel, e traslados para as visitas nas universidades. Mais informações podem ser encontradas no site do Semesp, onde também está disponível a reserva de vagas, acesse.

Missão técnica nacional – Fique por dentro

 

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

Como diminuir a competição entre professores

Como desenvolver docência apoiadora e diminuir a competição

+ Mais Informações
A Teoria da Prática em gestão universitária

A Teoria da Prática em gestão universitária

+ Mais Informações
judicialização

Gestão deve ser atuante e ter olhar jurídico

+ Mais Informações
Comunidades de aprendizagem

O papel das comunidades de aprendizagem na transformação do ensino...

+ Mais Informações

Mapa do Site