NOTÍCIA

Redação

Onde está o egresso da sua instituição?

Publicação traz as tendências mundiais e as entrelaça à realidade do mercado de trabalho

Publicado em 22/05/2024

por Sandra Seabra Moreira

Egresso IES Saiba mais sobre a pesquisa elaborada pela PUCPR (foto: Pexels)

A PUCPR publicou a 5ª edição de seu Observatório de Carreiras e Mercado de Trabalho, com dados de 2023. É o resultado do empenho da instituição em acompanhar alunos e egressos em suas trajetórias profissionais e em traçar tendências para orientá-los. Uma ação importante no contexto em que cada vez mais os índices de empregabilidade de egressos ganham relevância nas avaliações institucionais.

Uma linguagem didática apresenta os conceitos utilizados na publicação, que inicia detalhando as tendências mundiais e as áreas do conhecimento científico e acadêmico que emergem com mais força no momento – tecnologia, meio ambiente, saúde mental –, e as entrelaça com os dados da Pesquisa de Empregabilidade, realizada com sete mil respondentes, entre alunos, egressos e empresas parceiras. 

 

Leia: A longa jornada da empregabilidade

 

Entre as informações apresentadas, está o aumento do interesse das empresas nas habilidades comportamentais. Em 2023, o Portal de Carreiras da PUCPR registrou aumento de 23% nas solicitações por essas habilidades. A publicação destaca que as habilidades comportamentais “representam 59,08% das habilidades solicitadas pelos parceiros, contrapondo-se à queda observada nas habilidades técnicas, supervalorizadas no período da pandemia”.

Outros aspectos foram destacados, como a educação continuada – em 2021 era o 8º atributo analisado pelas empresas na hora de contratar, em 2023, subiu para 5º atributo –, e a diferença salarial entre homens e mulheres.

Entre as ex-alunas da PUCPR que responderam a pesquisa, 76,03% trabalham em suas áreas de formação, e entre ex-alunos, são 71,31%. Elas ganham substancialmente menos. Por exemplo, pouco mais de 40% dos homens atingem a faixa entre R$ 6 mil e R$ 10 mil; entre as mulheres, o percentual é de cerca de 13%, indicando que “persistem os desafios relacionados à desigualdade de gênero no mercado de trabalho” e a representação em cargos de liderança é insuficiente.

Confira a publicação da PUCPR na íntegra: Observatório de Carreira e Mercado

 

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Redação

Projetos ambientais

Projetos do Cesupa e da Facens geram impacto social e ambiental

+ Mais Informações
Cursos de pedagogia

Pessoas negras são maioria nos cursos de pedagogia

+ Mais Informações
cesar-callegari

Cesar Callegari é eleito presidente do CNE

+ Mais Informações
pexels-3motional-studio-407102-1081685

Indústria e economia criativa requerem pesquisas e profissionais

+ Mais Informações

Mapa do Site