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Cálculo provoca polêmica nas admissões

Uma grande universidade pública disse que antes confiava nas notas do SAT para determinar a preparação para matemática, mas agora dá mais peso ao cálculo, especialmente para candidatos de engenharia

Publicado em 17/12/2024

por Ensino Superior

Cálculo

Por Jill Barshay/The Hechinger Report

Cálculo pode ser uma tarefa árdua para muitos alunos do ensino médio. Estima-se que 20% dos estudantes (cerca de 800.000 por ano) fazem a disciplina, geralmente quando estão no último ano. Fiquei surpresa ao saber que não são apenas os estudantes que desprezam a pressão para fazer cálculo. Especialistas em educação matemática, professores e defensores da equidade também odeiam como a disciplina parece ter se tornado obrigatória para todos os estudantes que vão para a faculdade.

Professores universitários em áreas não-STEM acham que os alunos do ensino médio estariam melhor aprendendo matemática mais útil, como estatística, análise de dados, contabilidade e planilhas. Professores de matemática dizem que os alunos estão correndo pelo currículo de matemática do ensino médio muito rápido e chegando à faculdade com fracas habilidades de álgebra. “Pare de perder tempo com cálculo no ensino médio. Concentre-se em garantir que seus alunos formados tenham uma base sólida”, reclamou um professor de matemática para pesquisadores em um estudo de 2016. A maioria dos alunos que precisam de cálculo para suas especializações acaba refazendo o curso introdutório na faculdade.

Ainda mais preocupante é o fato de que o caminho do cálculo frequentemente serve para separar alunos ricos e pobres, classificando alunos do ensino fundamental entre um caminho acelerado para o cálculo e um caminho mais lento que não inclui cálculo. Estima-se que 17% dos alunos do ensino médio dos EUA não têm acesso algum ao cálculo, mesmo online ou por meio de uma faculdade comunitária.

 

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Então, por que mais da metade das escolas de ensino médio dos EUA oferecem cálculo e por que tantos alunos escolhem fazê-lo? Muitos críticos apontam o dedo para as admissões na faculdade. Uma nova pesquisa com mais de 130 oficiais de admissão na faculdade, divulgada em 9 de dezembro, demonstra como o cálculo se tornou um proxy para o rigor acadêmico. Embora 95% dos entrevistados concordaram que o cálculo não é necessário para todos os alunos, 74% colocaram o curso de cálculo Advanced Placement do College Board entre os quatro principais cursos de matemática que têm mais peso.

Quase um terço dos entrevistados disse que o cálculo dá ao aluno uma vantagem nas admissões. 89% acreditam que os alunos do ensino médio que fazem cálculo têm mais probabilidade de ter sucesso na faculdade. Enquanto isso, os cursos de matemática mais novos não são vistos como rigorosos; 62% dos entrevistados dizem que o cálculo é mais rigoroso do que cursos como ciência de dados e estatística.

A pesquisa foi conduzida entre agosto e setembro pela National Association for College Admission Counseling (NACAC) para a Just Equations, uma organização sem fins lucrativos que busca ampliar o currículo de matemática e tornar o processo de inscrição para faculdade mais equitativo para alunos de baixa renda. Apenas 133 departamentos de admissão para faculdades concluíram pesquisas que foram distribuídas para 1.115 faculdades e universidades em todo o país.

 

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Os resultados não são representativos nacionalmente, de modo que não podem ser comparados diretamente com a primeira vez que esta pesquisa foi conduzida em 2021. Mas Pamela Burdman, diretora executiva da Just Equations, disse que as respostas da pesquisa em 2021 e 2024 foram “bastante consistentes” e mostram que a “ênfase no cálculo não mudou”, apesar dos esforços de sua organização e de outros defensores para aumentar as opções de matemática nas escolas de ensino médio.

Entrevistas com 10 dos entrevistados da pesquisa, no entanto, indicaram que as visões podem estar mudando. Um oficial de admissões em uma universidade pública de pesquisa disse que eles estavam “empurrando” os leitores de inscrição para longe da crença de que “bons” alunos fazem cálculo. “Então, sim, tivemos que realmente insistir nisso em nosso treinamento de leitores”, explica o oficial de admissões. Outro entrevistado disse: “No vácuo, sim, o cálculo supera todos os outros, mas se não for para seguir um programa STEM e especialmente engenharia, consideramos estatística ou ciência de dados perfeitamente bons como um curso de matemática do quarto ano.”

Ao mesmo tempo, outros entrevistados disseram que as admissões opcionais de teste os levaram a dar mais ênfase ao cálculo. Um oficial de admissões em uma grande universidade pública disse que eles anteriormente confiavam nas notas do SAT para determinar a preparação para matemática, mas agora estavam dando mais peso ao cálculo, especialmente para candidatos de engenharia.

 

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Alguns oficiais de admissão disseram que sentiram pressão do corpo docente da universidade para dar preferência a candidatos com cálculo. Dar peso extra ao cálculo é uma “prática profundamente arraigada”, diz Burdman, da Just Equations, e que, como os oficiais de admissão têm que responder a uma variedade de públicos, eles são cautelosos sobre mudanças.

Mudar corações e mentes dentro dos departamentos de admissão de faculdades pode levar tempo. Burdman diz que se instituições seletivas puderem mostrar que alunos que não fazem cálculo se saem bem na faculdade, então as faculdades terão “mais confiança” em admitir alunos que fazem alternativas, como estatística.

Até lá, os alunos que têm dificuldades com limites e derivadas podem ter que esperar até que as evidências sejam confirmadas.

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