NOTÍCIA

ESG

IES obtêm até 25% de economia nas compras

Rede de cooperação do Semesp oferece maior eficiência operacional às instituições

Publicado em 15/01/2025

por Ensino Superior

Clube de compras Com início em outubro de 2024, o clube já conta com de mais de 1600 itens no catálogo (foto: SebastianFotografias/Shutterstock)

Em outubro de 2024, o departamento financeiro de IES privadas como Cesupa, Eniac e FAAP passou a contar com o suporte do clube de compras do Semesp para a redução de custos das instituições. O clube faz parte das redes de cooperação da entidade e visa a geração de economia e melhora na operacionalidade. Em expansão e com 28 IES participantes, a expectativa é crescer mais rápido, dado o interesse despertado.

Calixtrato Mendonça

Calixtrato Mendonça, responsável pela operacionalização do clube de compras, projeta a participação de 80 instituições até o final de fevereiro (foto: arquivo pessoal)

Atualmente, o clube de compras atua em sua primeira fase, com recursos de “uso e consumo”. Nesse estágio, são oferecidos materiais de limpeza, itens de higiene e materiais de escritório, como mouse e teclado. “Trinta e três instituições participaram da primeira reunião e 22 se habilitaram a nos prestar todas as informações necessárias. Após o recebimento dos dados e com essas instituições entendendo o conceito, começamos um trabalho de governança para estabelecer padronização. A partir do momento em que conseguimos a melhor padronização de valores, fomos para o mercado”, conta Calixtrato Mendonça, responsável pela operacionalização do clube de compras e presidente da XTR consultoria.

“Imaginávamos ter 4 ou 5 concorrentes. Apareceram 20. Com uma análise criteriosa dos fornecedores, de 20 fomos para 12, e de 12 reduzimos para 5. Publicamos um resultado muito favorável, com a entrega de 20,27% de redução sob o menor preço aferido dos 22 fornecedores numa base de janeiro a dezembro de 2023”, detalha o especialista.

Mendonça explica que, independentemente do tamanho da instituição de ensino, seja ela uma faculdade isolada, um centro universitário ou universidade, o valor dos produtos oferecidos é exatamente o mesmo pois, de acordo com o profissional, todos se beneficiam da volumetria.

 

Leia: Com qualidade e credibilidade, é hora de voar

 

Renato Honorato

Renato Honorato, do clube de compras (foto: arquivo pessoal)

“Existe toda uma jornada que, a cada três meses, estabelece uma nova “família” de soluções e produtos para benefício das instituições. Agora, vamos começar a segunda etapa com materiais e suprimentos de saúde. São itens que atenderão as áreas de medicina, odontologia, farmácia, medicina veterinária e todos os demais cursos de saúde. Em uma terceira fase, atuaremos com facilities, com contratos de limpeza, conservação e segurança. Na quarta fase será trabalhada tecnologia, do link de operadoras até o uso de aplicativos em sala de aula. Sempre ganhando escala e volumetria para trazer o melhor valor”, adianta Calixtrato Mendonça.

“Esse é o conceito básico do clube de compras. Acreditamos que todos esses produtos e serviços estarão na plataforma até meados de 2025, e que nós estaremos com total competitividade em relação ao mercado”, acrescenta.

Ainda na fase de uso e consumo, o clube dispõe de mais de 1600 itens em seu catálogo. Sócio-fundador da Vorätte e também responsável pela operacionalização do clube de compras, Renato Honorato destaca que a iniciativa também conta com uma “linha de combate” para atender a eventuais emergências das IES. “Por exemplo, trabalhamos com canetas de primeira linha. Mas essas canetas para escrever em quadros brancos acabam sumindo, estragando. Se a rotatividade é muito grande, precisamos oferecer canetas mais baratas, valendo mais a pena aderir a essas ‘canetas de emergência’, disponíveis a um preço muito mais competitivo.”

 

Leia: Por que as IES devem adotar as práticas de ESG

 

Além do preço competitivo, não há limite de compras no clube e as IES podem alcançar até 20,27% de economia, além dos ganhos financeiros em inflação, que ultrapassam 25% de economia. Podem aderir ao clube todas as instituições associadas ao Semesp.

“Há casos de IES menores que sequer contam com um departamento de compras, a responsabilidade recai sobre um profissional que realiza as compras sem qualquer ciência, obtendo produtos mais caros e em situações de emergência. Entre os benefícios que conseguimos trazer com o clube, oferecemos 90 dias de prazo para o pagamento e frete grátis. Como os serviços são prestados nacionalmente, o alto valor de frete acabava sendo um empecilho. Hoje, para as regiões sul e sudeste, o mantenedor não paga o frete com uma compra acima de R$ 450,00. Já para centro-oeste, norte e nordeste, a gratuidade se dá a partir de R$ 700,00. Trata-se de uma redução significativa”, pondera Calixtrato Mendonça.

Segundo o diretor de redes ao qual está subordinado o clube de compras, Fábio Reis, “a experiência nas redes de cooperação mostra que o melhor caminho é ir passo a passo ganhando maturidade para que possamos juntos trazer benefícios para nossas IES.”

Saiba como aderir ao clube: semesp.org.br/hub/redes/rede-clube-de-compras/

 

Autor

Ensino Superior


Leia ESG

Clube de compras

IES obtêm até 25% de economia nas compras

+ Mais Informações
ESG

Por que as IES devem adotar as práticas de ESG

+ Mais Informações
Climáticos

O enfrentamento da crise climática na Universidade Zumbi dos Palmares

+ Mais Informações
Projetos ambientais

Projetos do Cesupa e da Facens geram impacto social e ambiental

+ Mais Informações

Mapa do Site