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NOTÍCIA

Gestão

Rede de marketing lança pesquisa

Captação de alunos, retenção e inovação digital estão no centro das estratégias discutidas por instituições de ensino superior em todo o país

Publicado em 25/04/2025

por Ensino Superior

Pesquisa da rede de marketing Levantamento conduzido pelo Instituto Semesp coletou dados de instituições de pequeno e médio porte (foto: Shutterstock)

Por Rodrigo Cutri*

Em um cenário cada vez mais competitivo e digitalizado, a rede de marketing educacional do Semesp se consolida como um pilar essencial para a evolução das estratégias de comunicação e captação das instituições de ensino superior brasileiras. A mais recente pesquisa revela um retrato detalhado dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área, além de apontar caminhos para uma atuação mais eficiente, inovadora e alinhada às demandas do setor.

O levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, coletou dados de instituições de pequeno e médio porte – que representam 81,7% das respondentes – e identificou um cenário marcado por equipes de marketing enxutas, orçamentos limitados e uma clara necessidade de profissionalização e modernização. Entre os objetivos prioritários das IES estão o aumento de matrículas (96,3%) e o fortalecimento da marca institucional (76,1%).

 

Maturidade digital em desenvolvimento

Apesar do amplo uso de mídias digitais – como redes sociais (91,7%) e publicidade online (94,5%) –, a pesquisa mostra que muitas instituições ainda operam com baixa maturidade digital. Apenas metade possui sites otimizados para SEO, e menos de um quarto usa inteligência artificial de forma estratégica.

A rede de marketing educacional se destaca justamente por oferecer um olhar estratégico para superar esses gargalos. Por meio de encontros, capacitações e compartilhamento de boas práticas,  promove a qualificação contínua dos profissionais de marketing, fomentando o uso de ferramentas de automação, análise de dados e estratégias de fidelização de alunos — esta última, ainda pouco explorada nas instituições (apenas 35,4% usam ferramentas específicas para isso).

 

Leia: Qualidade do curso é a base para o marketing educacional

 

Outro dado que chama a atenção é o baixo nível de integração entre os setores de marketing, comercial e acadêmico. Apenas 54,3% das equipes participam da definição de preços dos cursos..

Com base nos resultados da pesquisa, novas ações devem ser propostas em breve, que vão desde temas básicos – como SEO e captação de leads – até temas mais avançados, como Growth hacking, uso de IA e análise de dados com business intelligence

Mais do que uma comunidade de troca, a rede de marketing educacional tem se consolidado como um espaço estratégico de articulação, onde os profissionais do setor se conectam, compartilham soluções e enfrentam coletivamente os desafios da educação superior no Brasil. A pesquisa é uma ferramenta valiosa, mas é o trabalho contínuo da rede que garante que os dados se convertam em ações transformadoras.

Em tempos de mudanças rápidas e alta concorrência, o papel da rede é essencial para garantir sustentabilidade e crescimento das IES.

 

*Rodrigo Cutri é reitor da Fundação Santo André (FSA) e membro da rede de marketing do Semesp.

Autor

Ensino Superior


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