NOTÍCIA
Por que apoiar a revista Ensino Superior, o que ela significa para o setor, e como participar
Publicado em 27/06/2025
“A revista sempre foi leitura indispensável para quem atua na gestão e no desenvolvimento da educação superior no Brasil. Desde o início da minha trajetória na gestão acadêmica acompanho as edições como fonte de informação qualificada, reflexão crítica e inspiração diante dos desafios do setor”, Marcelo Nitz, reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.
“A partir do momento que iniciei minha trajetória na Faculdade Sesi de Educação, a revista foi sempre referência. Como professor e pesquisador, encontrei no periódico um espaço de análise crítica e de atualização sobre os principais temas do setor. É um veículo que acompanha, com profundidade e responsabilidade, os movimentos da educação superior no Brasil e contribui para o fortalecimento de instituições comprometidas com a formação de qualidade”, Luis Paulo Martins, diretor.
A revista Ensino Superior lança, a partir de hoje, as bases para a nova trajetória editorial com a campanha Apoiamos a Mídia Especializada e já parte com apoios significativos. A fórmula é simples: com a ampliação da arrecadação pretende expandir sua cobertura jornalística em Brasília, Norte e Nordeste. Cada IES contribui com um valor mensal, por meio de um contrato de 12 meses, e recebe um pacote de benefícios muito superior ao valor pago.
Corria o início dos anos 1990. O ensino superior particular acelerava seu crescimento, muitos empreendedores viram a oportunidade e se lançaram. O setor cresceu de forma desarticulada, e foi aí que o Semesp teve a sacada de criar em 1997 a revista Ensino Superior, com uma coragem imensa: a redação funcionaria apartada da instituição. Tinha um propósito: agrupar as melhores práticas para ajudar o setor a se inspirar e melhorar. Para tanto contratou uma editora independente.
Paulo Cardim, do Centro Universitário Belas Artes, se lembra: “percebemos a necessidade vital de um veículo de comunicação próprio. Precisávamos mostrar à comunidade e à mídia a excelência e o valor do ensino que oferecíamos, desmistificando a imagem negativa que, por vezes, era associada aos mantenedores. Assim nasceu a revista Ensino Superior, da qual tive grande participação em sua criação”.
Vale lembrar que embora a publicidade tenha migrado para as redes digitais, a Ensino Superior aumentou seu alcance. Hoje são nove edições digitais, das quais três também são impressas, um site com notícias todos os dias, e ainda atua nas redes sociais e em podcast.
O que esse projeto evidencia para as IES é a importância de a revista registrar a narrativa do setor. E de continuar a trazer os bons exemplos de qualidade, tanto para mostrar para a sociedade como atuam como para servir de inspiração para os gestores. Não seria exagero dizer que acompanhar as reportagens e artigos diariamente no endereço www.revistaensinosuperior.com.br é praticar o lifelong learning, conforme vários depoimentos confirmam. Não há temas que não sejam abordados pela revista, sem viés, com espaço para o contraditório, como ocorreu recentemente na discussão acerca do marco regulatório do ensino a distância (EAD). Para conquistar o apoio das IES, nossa argumentação equilibra razão (retorno institucional, reputação, influência) e emoção estratégica (defesa do setor, legado, visibilidade).
Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora da Universidade de Marília (Unimar): “A revista é uma das principais plataformas de difusão do pensamento, da inovação e das boas práticas. Desde que iniciei minha trajetória na gestão universitária, acompanho com atenção e respeito esse espaço tão relevante, que tem contribuído de forma significativa para a qualificação do debate educacional no país.
“É imensa a satisfação ao vermos a Universidade de Marília presente em suas páginas, motivando todo o time da família Unimar, com destaque para as iniciativas e práticas que temos desenvolvido com tanto compromisso e dedicação. Estar na Ensino Superior é mais do que uma exposição: é o reconhecimento de um trabalho coletivo construído com seriedade e propósito.
Essa presença também reflete a força da rede de cooperação promovida pelo Semesp, que tem sido um elo estratégico entre instituições de ensino, lideranças acadêmicas e veículos comprometidos com o avanço do setor. Por meio dessa rede, compartilhamos experiências, fortalecemos vínculos e impulsionamos transformações que beneficiam todo o ecossistema da educação superior.
Apoiar o crescimento da revista Ensino Superior é reafirmar nosso compromisso com a excelência acadêmica, com a inovação e com a construção de uma educação que transforma realidades. Seguiremos juntos, aprendendo, inspirando e compartilhando.
“A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, reconhece e apoia o trabalho da revista Ensino Superior, publicação que ao longo dos anos tem se consolidado como voz crítica e propositiva em prol da educação superior no Brasil. Desde que iniciei minha gestão à frente da Unifor, acompanho a relevância da revista como espaço plural de reflexão, diálogo e inovação. Apoiar o fortalecimento desta plataforma é uma decisão estratégica: trata-se de investir na comunicação qualificada entre instituições, pesquisadores e sociedade”
O reitor Randal Pompeu, da Unifor, continua: “Em um país em desenvolvimento como o Brasil, e especialmente na Região Nordeste, as universidades cumprem papel central na democratização do conhecimento e na promoção de oportunidades. E é por meio da comunicação — clara, acessível e comprometida com o bem comum — que conseguimos amplificar esse impacto. Por isso, reafirmamos nossa parceria com a Ensino Superior, certos de que sua atuação seguirá contribuindo para transformar realidades e inspirar caminhos no cenário educacional brasileiro.”
“Para nós da UniFECAF é uma honra caminhar ao lado da revista Ensino Superior, uma voz essencial no setor. Desde que entrei no ensino superior, acompanho o trabalho sério e provocador da revista — sempre trazendo reflexões que desafiam, inspiram e ajudam a elevar o nível da educação no Brasil. Acreditamos numa educação de verdade, conectada com o que importa. E por isso, apoiar uma plataforma que compartilha esse mesmo compromisso é natura. Vamos juntos nessa missão de transformar o ensino superior”, afirma Marcel Gama, CEO da instituição.
Rebeca Murad, Universidade Dom Bosco (UNDB): “A revista cumpre um papel estratégico no fortalecimento do setor, promovendo reflexão, registrando a evolução da educação e dando visibilidade a temas estruturantes. A UNDB reconhece o valor desse trabalho e apoia o crescimento da plataforma, que impulsiona a qualidade do ensino superior brasileiro”.
Antonio Carbonari Netto, Must University, Flórida/USA: “A revista foi criada pelos membros da diretoria do SEMESP com a missão de atingir todos os docentes, gestores e mantenedores. Foi uma grande iniciativa e ainda é um excelente veículo de comunicação para todos os membros das IES. bem elaborada, com artigos de pessoas muito importantes do ensino superior”.
Augusto César de Oliveira Lima, Unoeste: “Ao longo dos anos, a revista Ensino tem se consolidado como uma voz indispensável no cenário educacional brasileiro. Em um país que ainda enfrenta tantos desafios estruturais e sociais, o papel do jornalismo educacional se torna ainda mais estratégico — e é justamente por isso que a Unoeste se sente tão liberada em apoiar e valorizar esse trabalho”.
Gianfranco Pisaneschi, Istituto Europeo di Design (IED): “Desde que iniciei minha trajetória na educação superior, a revista se destacou como uma referência essencial para quem deseja acompanhar com profundidade os movimentos, os desafios e as transformações do setor no Brasil. Ao longo dos anos, ela manteve um olhar crítico, plural e propositivo, algo cada vez mais necessário em um campo tão estratégico para o país”.
Edison Simoni, FECAP: “Acompanho a revista desde que comecei a trabalhar com educação, há cerca de 25 anos. Foi e continua sendo uma fonte de informações e reflexões relevantes sobre o ensino superior, publicadas de forma independente e equilibrada. Ficamos honrados em poder apoiar o seu crescimento, em benefício de um dos setores mais estratégicos para o desenvolvimento do país”.
“A publicação balizou as decisões estratégicas das instituições de ensino do País ao longo de décadas, superando desafios. Vale destacar a competência da equipe editorial que pauta suas matérias em temas de grande importância, permitindo ao gestor manter-se atualizado sobre as novidades do setor, formação de profissionais qualificados, comportamento dos alunos e muito mais. Sem dúvida um veículo essencial na mesa ou na tela do gestor.” Adriano Dias Souza, diretor executivo do FinancIES.
“A missão da educação superior particular no Brasil é, cada vez mais, promover e fortalecer o ensino superior de qualidade. Nesse contexto, a revista Ensino Superior tem sido ferramenta essencial para quem está envolvido nessa tarefa. É uma publicação que ajuda a repensar práticas educacionais, servindo como referência sólida e estratégica para o acompanhamento dos principais movimentos da educação brasileira. Sua atuação também se configura como uma verdadeira caixa de ressonância para novas vozes que merecem ser ouvidas, promovendo um intercâmbio de experiências enriquecedor para todos os que se dedicam à educação.” Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta
Paulo Cardim sempre defendeu essa independência da revista. “Todas as iniciativas para o crescimento desta revista contaram com o apoio efetivo da Belas Artes e o meu, pessoalmente. Tenho imenso orgulho da sua qualidade atual, sob a liderança competente de Edimilson Cardial. A revista Ensino Superior continua sendo um pilar fundamental para o setor, refletindo a seriedade e o compromisso das instituições de ensino.
Fernanda Mesquita Serva continua: “Essa presença também reflete a força da rede de cooperação promovida pelo Semesp, que tem sido um elo estratégico entre instituições de ensino, lideranças acadêmicas e veículos comprometidos com o avanço do setor. Por meio dessa rede, compartilhamos experiências, fortalecemos vínculos e impulsionamos transformações que beneficiam todo o ecossistema da educação superior.
“Apoiar o crescimento da revista é reafirmar nosso compromisso com a excelência acadêmica, com a inovação e com a construção de uma educação que transforma realidades. Seguiremos juntos, aprendendo, inspirando e compartilhando”.
Marcelo Nitz: “Apoiar o crescimento da plataforma é reconhecer sua importância como espaço de diálogo e análise, essencial para o fortalecimento das instituições e para a construção de uma educação superior mais conectada às demandas da sociedade”.
Luis Paulo Martins: “Esperamos que esta parceria amplie a visibilidade de iniciativas que realmente impactam o setor, incentive o diálogo entre instituições e contribua para a consolidação de uma comunidade acadêmica mais crítica, informada e colaborativa. Para nós, fazer parte desse movimento é reafirmar o compromisso com uma educação transformadora e com a produção de conhecimento que sirva, de fato, à sociedade.
Gianfranco Pisaneschi: Apoiar a Ensino Superior é, para mim, uma forma de reconhecer o papel da mídia especializada como instância de escuta, articulação e fomento de ideias. Em tempos de superficialidade e ruído, iniciativas como essa merecem ser fortalecidas”.
O diretor geral da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima, diz que o compromisso com a educação vai muito além da formação profissional. Assim como este veículo respeitado, entendemos que o conhecimento transforma realidades e que o acesso à informação fornecida é essencial para formar cidadãos críticos, profissionais preparados e uma sociedade mais justa.
“A Unoeste tem orgulho de estar ao lado da revista Ensino Superior nessa missão. Celebramos o jornalismo que provoca reflexões e, acima de tudo, defendemos o valor da educação como caminho para o desenvolvimento humano. É inspirador ver como esse veículo atua com seriedade, ética e paixão, contribuindo de forma significativa para o avanço do ensino superior no Brasil”.
Para Alexandre Nunes Theodoro, da Faesa, a publicação se consolidou como referência para gestores, educadores e lideranças acadêmicas “ao abordar com profundidade temas como inovação, gestão, metodologias de ensino e transformação tecnológica”. Na análise de Theodoro, a revista tem narrado de forma consistente os principais avanços e desafios do setor, cumprindo um papel estratégico na valorização e no fortalecimento da educação particular superior no Brasil. “Como instituição comprometida com a excelência acadêmica, a inovação e a transformação social, a Faesa reconhece na revista Ensino Superior uma aliada na construção de uma educação mais conectada com as demandas da sociedade.”
Jeferson Vinhas Ferreira, CEO do Grupo Integrado: “Estou no mercado de educação desde 2002, quase 25 anos. E durante todo esse período, a Ensino Superior foi revista de cabeceira. Eu lembro que eu tirava cópia das reportagens e distribuía entre os meus dirigentes e falava: ‘Olha, vamos estudar isso aqui que a revista está falando. Essas tendências estão sendo trazidas pra que a gente melhore a nossa gestão.’
“Tenho sentimento de muita gratidão com a revista Ensino Superior por tudo que ela me ajudou no processo de gestão. E eu estou vendo as edições chegando quase ao número 300. Com certeza eu diria que vocês ajudaram no desenvolvimento das instituições de ensino superior do Brasil ao longo desses últimos anos. Ajudaram muito, provocando temas sensíveis.
“Tive a felicidade de ser capa de uma dessas edições. Lembro que pra mim foi um dos auges da minha carreira. Tal é a credibilidade que a revista tem. Que os jornalistas tenham a consciência da dimensão de quanto ajudaram no desenvolvimento da educação superior brasileira.”
Conheça as IES apoiadoras |
|