NOTÍCIA
Iniciativa volta a ganhar destaque no Fnesp. Desta vez, 10 instituições serão escolhidas
Publicado em 05/02/2025
Em um mundo de constantes mudanças, em que desafios são postos a todo momento para profissionais das mais diversas áreas, a capacidade de inovar é competência fundamental para a prosperidade do negócio. Para celebrar os esforços de quem preza pela inovação no setor acadêmico, a revista Ensino Superior prepara a segunda edição do projeto Universidades Inovadoras – iniciativa que reconhece IES brasileiras privadas durante o Fnesp.
Em 2024, ano de lançamento do projeto, oito instituições de ensino superior foram reconhecidas pela publicação: Cruzeiro do Sul Educacional, FGV Direito São Paulo, Fiap, Mackenzie, PUC-Campinas, PUCPR, Uniube e Vitru Educação. Além de se destacarem em reportagens que antecederam o Fnesp (veja aqui e aqui), as universidades inovadoras protagonizaram debates, episódios especiais do podcast Gestão do Ensino Superior que foram exibidos ao vivo durante o evento, e ganharam totens personalizados, onde a equipe das instituições pôde conversar diretamente com os participantes do fórum.
Totens das oito universidades inovadoras foram expostos no 26° Fnesp
A primeira edição da iniciativa marca também o ano de expansão do Fnesp, que migrou para o Distrito Anhembi, em São Paulo. Além do aumento de sua sede – que passou de 5 mil para 8.928m² – o Fnesp 2024 foi o maior em termos de inscrições, com um crescimento de 98% no número de inscritos em relação a 2022.
Rodrigo Bouyer, sócio fundador e vice-presidente de relações governamentais da Somos Young, frequenta o Fnesp há uma década. Para o executivo, a mudança para um dos principais centros de convenção da América Latina mostra que o ensino superior brasileiro “conquistou o espaço que merece”. Destaca ainda que o novo espaço permite debates paralelos com organização e conforto, sem descaracterizar o preceito de construção coletiva de saberes.
Tal expansão resultou na construção das “salas de conteúdo simultâneo”, onde filas foram formadas para escutar especialistas discursarem sobre assuntos diferentes aos que foram apresentados no palco principal. Foi em uma dessas salas que representantes das Universidades Inovadoras se reuniram em duplas para debater qualidade, educação digital, alianças estratégicas e mercado.
Selo da iniciativa ganhou destaque no portal da PUC-Campinas
As instituições também receberam um selo do projeto como forma de reforçar o título em seus canais oficiais de comunicação. Ao receber o certificado, Wagner Sanchez, reitor da Fiap, ressaltou que “este título reforça nosso compromisso em continuar revolucionando a educação, e é uma honra receber esse destaque da revista. Agradecemos também pela oportunidade de participar das atividades do 26° Fnesp. Eventos como este são fundamentais para promover o intercâmbio de ideias e fortalecer o impacto de iniciativas inovadoras no setor educacional.”
Na avaliação de Bouyer, com o cenário fortemente competitivo em que as IES atuam, “a inovação é não apenas uma eficiente forma de diferenciação, mas também de alta capacidade de agregar valor e, até mesmo, atrair novas receitas para a expansão da oferta do ensino superior de qualidade.”
Com o retorno positivo do público e das IES participantes, a Ensino Superior ganha fôlego para repetir a dose com um novo grupo de universidades. Desta vez, o veículo abre espaço para que 10 instituições de ensino possam desempenhar as atividades atribuídas ao projeto durante o 27° Fnesp, compartilhando práticas de sucesso com o público do evento e com os leitores da revista.
Acompanhe a revista e seus canais digitais para não perder nenhuma novidade sobre as Universidades Inovadoras de 2025.