NOTÍCIA
Reconhecido por suas contribuições na educação brasileira, Darcy Ribeiro deixou uma trilha de aprendizado para os educadores
Publicado em 29/07/2025
Entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília a Darcy Ribeiro e mudança do nome do Campus Universitário para Campus Universitário Darcy Ribeiro, em março de 1995
(Foto: arquivo central/UnB)
O universo educacional foi e é constantemente construído por um número incontável de mãos, sejam elas de professores, pesquisadores, gestores, pensadores ou de estudantes. Ao tocarem esse universo, algumas mãos são capazes de marcar a história, atravessando os anos e a trajetória de outros indivíduos. Darcy Ribeiro é um desses casos.
Nascido em outubro de 1922, em Minas Gerais, Darcy viveu até fevereiro de 1997. Sua memória, no entanto, perdura para além de sua vida. Em 2025, a educação brasileira celebra os 103 anos de um cidadão que foi, sobretudo, um inquieto educador.
Primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB), Darcy também esteve à frente do Ministério da Educação (MEC). Como ministro da educação, teve o seu nome ainda mais projetado para o circuito internacional, levando a convites para participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil, cassado e expulso pela ditadura militar de 1964.
Através das políticas e dos livros publicados ao longo de sua trajetória, uma trilha de aprendizado foi deixada pelo educador. A fim de levar reflexão e inspiração ao leitor, a Ensino Superior listou cinco importantes obras de Darcy Ribeiro.
Sinopse: Uma análise em profundidade das tentativas de reforma ou de adequação das estruturas universitárias às necessidades nacionais de humanização do nosso tempo. Darcy Ribeiro com minúcia e riqueza apresenta-nos um modelo teórico para uma universidade moderna que, pela sua estrutura e pelos seus objetivos, é como bem Anísio Teixeira: “a universidade das múltiplas e variadas culturas do mundo latino-americano, proposta à sua crítica e constante reformulação, instrumento supremo de reavaliação do esforço nacional, tanto no campo cultural quanto no econômico”.
Sinopse: Darcy Ribeiro gostava de se definir como um homem de “fazimentos”. E quem conhece sua trajetória sabe o quanto esse incansável brasileiro fez pela educação. Este livro traz significativo volume de textos de Darcy sobre o tema, até então dispersos. São artigos, projetos de trabalho, discursos e outros escritos nos quais sente-se o ímpeto sempre renovador do autor em suas propostas sobre as práticas pedagógicas e acerca de aspectos cotidianos que permeiam a arte de educar. Numa nação que clama a todo momento por um mapa que aponte caminhos e direções precisas, Darcy oferece indicações inspiradoras e pistas maduras para aqueles que vislumbram horizontes promissores para a educação no Brasil.
Sinopse: Empregamos o conceito de revolução tecnológica para indicar que a certas transformações prodigiosas no equipamento de ação humana sobre a natureza, ou de ação bélica, correspondem alterações qualitativas em todo o modo de ser das sociedades, que nos abrigam a tratá-las como categorias novos dentro do “continuum” da evolução sociocultural. Dentro dessa concepção, supomos que ao desencadeamento de cada revolução tecnológica, ou à propagação de seus efeitos sobre contextos socioculturais distintos, através dos processos civilizatórios, tende a corresponder a emergência de novas formações socioculturais. Encontre aqui.
Sinopse: Uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Talvez uma tarefa dura, mas imprescindível, pois segundo Darcy: “Este é um livro que quer ser participante, que aspira a influir sobre as pessoas e ajudar o Brasil a encontrar-se a si mesmo”.
Em 2025, a obra completa 30 anos de publicação.
Sinopse: Obra da maturidade intelectual de Darcy Ribeiro, que analisa com profundidade as relações entre as etnias indígenas e o contingente populacional em processo de expansão de novas áreas no território brasileiro ao longo da primeira metade do século 20.