NOTÍCIA

Podcast

Patrícia Galvão – a eterna Pagu – e seus manuscritos

Especialista na vida e na obra de Pagu, Lúcia Teixeira fala sobre sua pesquisa e outras publicações literárias

Publicado em 24/05/2024

por Ensino Superior

Lúcia Teixeira Lúcia Teixeira fundou o Centro de Estudos Pagu, em 2005, na Unisanta (foto: arquivo)

Reconhecida no setor pela atuação como presidente do Semesp e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira também é escritora com 12 livros publicados e pesquisadora da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. A educadora fala sobre sua pesquisa no novo episódio do podcast Gestão do Ensino Superior – Prosas.

“Não gosto de caminhos fáceis de andar, gosto de pessoas complexas e de desfazer visões preconceituosas, em especial, sobre a mulher”, comenta a escritora, alvo de posições contrárias à decisão de se aprofundar na vida de Patrícia Galvão. “Quando comecei, muitas pessoas não queriam que eu falasse sobre ela e isso me instigou ainda mais a revelar suas lutas pela liberdade e contra a violência”, declara.

Os cadernos de Pagu: manuscritos de Patrícia GalvãoPagu, segundo Lúcia, foi uma mulher que não teve medo de rever suas posições ao longo da vida. Militante comunista nos anos 1930 e a primeira mulher presa por motivos políticos no Brasil, Pagu “mostrou essa posição de estar sempre se revendo e por isso foi muito criticada”, reforça. “Isso é fundamental nos tempos atuais em que precisamos não ter posições fechadas, nesse contexto de polarização em que as pessoas que não abrem mão das opiniões e ficam revendo os próprios ecos.”

 

SOS RS: Saiba como doar para instituições educacionais

 

Na Unisanta, Lúcia fundou o Centro de Estudos Pagu, em 2005, que reúne cerca de três mil arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão. Sua carreira literária conta com quatro publicações sobre Pagu, sendo a mais recente Os Cadernos de Pagu – Manuscritos inéditos de Patrícia Galvão, em 2023, pela editora Nocelli e Unisanta. O acervo do centro de estudos, aberto a pesquisadores de todo o país, auxilia na democratização do conhecimento “sobre a vida da Pagu, do Brasil e da nossa evolução social, política e literária”, afirma  a autora.

Com apresentação dos jornalistas Sandra Seabra Moreira e Gustavo Lima, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra.

 

Para ouvir:

 

Para ver:

Autor

Ensino Superior


Leia Podcast

Heloisa Avilez

Lifelong learning é inevitável

+ Mais Informações
Universidades Inovadoras 2024

Universidades Inovadoras 2024: representantes falam sobre as estratégias...

+ Mais Informações
Marcel Gama

Ensinar o que importa para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Luciana Machado

Estratégia de nicho: academia deve se aproximar do mercado

+ Mais Informações

Mapa do Site