NOTÍCIA
Jovens talentos do design gráfico digital desenvolvem novo projeto gráfico para a revista Ensino Superior
Publicado em 16/09/2025
Equipe de design do IED SP. Da equerda para a direita, em pé: Bruna, Augusto e Giorgia. Sentados: Isadora, Eliane, Lua e Leo. No chão: Gil (foto: Marco Ciriaco/IED SP)
Nos últimos anos, não paramos de noticiar resultados da cooperação entre as IES, em todos os âmbitos – gestão, ensino, pesquisa e extensão. São as redes de cooperação, as parcerias pontuais para projetos, e outras reiteradas tentativas, muitas exitosas, de sinergias, visando o aperfeiçoamento do ensino superior brasileiro. Foi inspirada nesse movimento contínuo que a equipe da revista Ensino Superior buscou – e encontrou – a parceria com o Istituto Europeo di Design para a criação de seu novo projeto gráfico. Uma ideia de parceria que estava ali, como uma pequena obra de arte num canto de sala, aguardando para ser vista. E que, uma vez notada, se revela e surpreende.
Para nós, é uma alegria e uma honra ter professores e estudantes do ensino superior concebendo o projeto da revista e, nesse movimento, em sintonia conosco, pensando as melhores escolhas – de fotos, cores, formatos – para atrair e interessar nossos leitores. Se a revista foi uma oportunidade de aprendizado aos jovens, cabe à nossa equipe, agora, fazer jus a todo esse esforço e entregar uma revista cada vez melhor.
Registramos aqui o agradecimento de toda a equipe da revista Ensino Superior ao IED, seus professores e alunos!

Uma das paletas de cores desenvolvidas pela equipe de design do IED SP
Eliane Weizmann, coordenadora do curso de design gráfico e digital do IED SP, e Gil Tokio, designer e professor do IED SP que orientou a equipe de design no desenvolvimento do novo projeto gráfico, contam a seguir os desafios que os estudantes enfrentaram diante da tarefa:
A inovação, a inquietação e a criatividade dos jovens estudantes do Istituto Europeo di Design foram o combustível principal para esse novo projeto visual da revista Ensino Superior que está em suas mãos.
A revista existe há 28 anos, ou seja, mais idade do que contam os alunos participantes do projeto. Fazer o redesign respeitando a história do que foi construído até aqui, propondo um visual renovado para os próximos anos, foi um trabalho desafiador. A partir de uma pesquisa detalhada dos projetos gráficos anteriores, desde 1998 até a atualidade, as diretrizes foram traçadas visando dar ênfase ao pensamento visual nas páginas da revista.

Algumas das propostas do projeto foram: fazer curadoria e edição de fotos, otimizar o uso de ilustração e dos recursos gráficos para destacar os textos, tais como balões para citação, olho e legendas. Para isso, foram trabalhados novos grids, tipografia, paleta de cores e logotipo.
Destaque para o logotipo, que foi totalmente redesenhado, respeitando a história da revista, mas com a ousadia e inovação dos jovens designers da equipe. O elemento visual principal é uma escada, inspirada em projetos gráficos anteriores, e que simboliza o trabalho passo a passo da educação, em que cada degrau é importante.
Participaram desse trabalho os alunos Augusto Moreira Tourinho Dantas, Bruna Cardoso Piteri, Giorgia Marconi, Isadora Vasconcelos Scanavini, Leonardo Kenzo Kogati e Luana Sosnowski Marchezi.
Para a capa da revista, a equipe de design do IED fez um ensaio fotográfico exclusivo. As roupas do projeto de TCC da aluna Lorena Haguiara, formanda do curso de Design de Moda do IED SP, foi escolhido para servir de figurino e os modelos foram os alunos Breno Portelli e Beatriz Mota. As fotos foram produzidas no laboratório de costura da faculdade com toda a equipe participando do processo.
A equipe de design do IED aproveita para registrar um profundo agradecimento a todos da revista pela parceria. Foi uma oportunidade única e um grande desafio; o resultado com certeza reflete toda a sinergia e o carinho que foram compartilhados ao longo do trabalho. Viva a Revista Ensino Superior!