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O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi criticado em carta aberta por uma centena de educadores e pais de alunos dos mais diversos países, entre eles docentes das universidades de Stanford, Columbia, Michigan, Cambridge e Oxford. O argumento dos signatários do documento é […]
Publicado em 14/07/2014
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi criticado em carta aberta por uma centena de educadores e pais de alunos dos mais diversos países, entre eles docentes das universidades de Stanford, Columbia, Michigan, Cambridge e Oxford. O argumento dos signatários do documento é que o exame tem forçado escolas do mundo todo a se preocuparem de forma exagerada com o ranking e com os conteúdos que são cobrados dos alunos – leitura, matemática e ciências. Em contrapartida, artes e temas relacionados com a formação moral e cívica dos alunos têm sido deixados de lado, apontaram os educadores. “Preparar jovens para o mercado de trabalho não é o único, sequer o principal, objetivo da educação pública, que deve buscar a preparação de estudantes para participar da democracia e de desenvolvimentos pessoais”, afirmaram os porta-vozes na carta.