Revista Ensino Superior | Como medir os resultados das campanhas de marketing? Startup brasileira tem a resposta - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edtechs

Como medir os resultados das campanhas de marketing? Startup brasileira tem a resposta

Empresa desenvolve solução para identificar os meios de comunicação que mais impactam os futuros alunos. Unisuam e UniBrasil já aderiram à plataforma

Publicado em 17/05/2019

por Redação Ensino Superior

medir-campanha-marketing Startup pretende continuar investindo em inteligência artificial para apoiar a área de marketing (foto: Shutterstock)

Depois de conquistar importantes clientes no setor financeiro, imobiliário e automotivo (estão em mais de 800 concessionárias), a startup brasileira PhoneTrack entrou no mercado educacional para ajudar a equipe de marketing a monitorar a eficácia das campanhas digitais.

Leia também:

Startup desenvolve sistema para evitar a evasão de alunos

Plataforma promete captar e reter alunos e ainda colocá-los no mercado de trabalho

Além de levantar o número de ligações recebidas pela empresa, o serviço desenvolvido consegue identificar qual campanha motivou a pessoa a entrar em contato – se foi a do Facebook, a realizada no site etc.

Os dados também permitem à área de vendas compreender a jornada do aluno até a sua chegada na instituição e gerar informações estratégicas. . Outra importante funcionalidade é a recuperação dos contatos – e potenciais alunos – perdidos. Segundo o CEO da startup, Marcio Pacheco, as ligações perdidas chegam a 19% do total recebido.

Contato por telefone

A opção pelo rastreamento de chamadas telefônicas se deve ao fato de que este meio está crescendo. As empresas tiveram um aumento anual de 40% no número de chamadas nos últimos cinco anos, segundo relatório do instituto estadunidense Bia/Kelsey.

A mesma fonte também afirma que a possibilidade de “converter” em clientes as pessoas que estão entrando em contato por telefone é 15 vezes maior se comparado com a comunicação pela internet.

“O consumidor está ligando muito mais para as empresas”, resume Marcio Pacheco. Segundo o executivo, esse comportamento ocorre por que o custo da ligação caiu, além do fato de a conversa falada ser mais objetiva.

Ainda sobre o comportamento da sociedade, Pacheco traz algumas informações: há uma tendência de crescimento do uso de comando por voz no mundo e no Brasil. “Hoje, 46% das buscas no Google, nos Estados Unidos, são relacionadas a empresas próximas às pessoas, feitas por voz. E as pessoas optam por ligar”.

A startup

Marcio Pacheco tem um background empreendedor e junto com seu xará, Márcio Conceição, que carrega a experiência da tecnologia, fundou em 2015 a PhoneTrack.

Foi ano passado que a PhoneTrack resolveu apostar em todos os âmbitos da educação, incluindo escolas de educação, de ensino superior e de cursos livres. O Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta), no Rio de Janeiro, o Centro Universitário UniBrasil, localizado no Paraná, e algumas unidades da Cultura Inglesa já se tornaram clientes.

Para ter acesso às ferramentas da empresa, é cobrado um valor mensal de cerca de R$ 300,00 mensais e por unidade educacional.

startup mede campanhas de marketing
Startup pretende continuar investindo em inteligência artificial para apoiar a área de marketing (foto: Shutterstock)

Mergulhando na automação

Foi por meio de agências que atuam com empresas e instituições educacionais que a PhoneTrack chegou ao mercado da educação. Elas a procuravam para consultoria e monitoramento, por exemplo, de escolas, e foi aí que a equipe notou a demanda pela melhoria da área de marketing educacional.

No ano passado, a startup recebeu R$ 3 milhões da Bzplan, fundo de investimento de Florianópolis, Santa Catarina. O aporte está sendo usado para todas as áreas, da equipe ao desenvolvimento da tecnologia.

“Nosso plano é continuar investindo em inteligência artificial. A gente entende que automação de atendimento é uma das grandes demandas do mercado. Como empresa nós estamos avançando em alguns segmentos e o da educação está incluso. Nosso objetivo é entender o que o mercado precisa — porque ele está carente —, e desenvolver produtos para continuar suprindo a área de marketing e vendas”, explica Pacheco.

Leia também:

Conheça a startup que consegue captar o sentimento dos alunos utilizando inteligência artificial

Reconhecimento facial já é realidade em instituições de ensino superior

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Edtechs

Educadores - prêmio turnitin

Edtech busca práticas inovadoras entre universidades e educadores

+ Mais Informações
startup-cratilo-bruno

Startup inova na gestão de pequenas e médias IES

+ Mais Informações
startup-ensino-superior

Ser Educacional adquire startup que atua no ensino superior

+ Mais Informações
laboratorios-virtuais-aprendizado

Laboratórios virtuais: a tecnologia que está revolucionando o ensino...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.