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Cases que se beneficiaram dos testes multinível de inglês


Neste mês, seguimos falando sobre cases que se beneficiaram de aplicar testes multiníveis em todos os seus alunos, para entender em qual nível eles estavam ao entrar no curso e mapear a evolução, conforme eles avançavam em seus estudos. Em um dos cases abaixo, a instituição de ensino observou a necessidade de reformular um programa de ingresso de alunos, que oferecia aulas de inglês para garantir que os estudantes estivessem prontos para iniciar seu aprendizado. 

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Por mais que essas experiências não estejam tão próximas ao cenário atual brasileiro, são interessantes de se analisar para entender quais benefícios os testes multiníveis trazem para organizações de Ensino Superior. 

Veja os exemplos abaixo e saiba mais:

British Columbia Institute of Technology

O British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá, tem um alto nível de exigência de inglês para seus programas. Por isso, a instituição criou o Programa Internacional de Ingresso de Alunos (ISEP), que garante que os estudantes estejam prontos para iniciar os cursos do instituto.

E, por mais que o ISEP esteja operando com sucesso há muitos anos, o BCIT viu a necessidade de reformular o programa acadêmico internacional, para atender melhor às necessidades dos alunos atuais da instituição. Principalmente porque, os cursos internacionais exigem proficiência em inglês acadêmico e técnico e, por isso, é importante atualizar o programa e orientar o curso para se encaixar no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), garantindo assim que os alunos estejam prontos para seguir com seus estudos e concluir seus cursos com sucesso.

ingês BCIT
British Columbia Institute of Technology (BCIT), Canadá (foto: reprodução/internet)

Uma das principais reestruturações foi em relação às avaliações de nivelamento, parte fundamental do ISEP. O teste original do curso não era preciso o suficiente e o corpo docente do BCIT reconheceu que era necessária a implementação de uma avaliação mais adequada e que mapeasse o nível do CEFR, focando nas necessidades linguísticas dos alunos. Também era importante que fosse individualizada o suficiente para se adequar ao tempo do curso e auxiliar no agendamento dos recursos.

Depois de uma extensa pesquisa, o Linguaskill foi selecionado por trazer o nível de detalhes que o BCIT necessita, ser flexível, oferecer os resultados com agilidade e alinhados ao padrão internacional.

Além disso, por ser online e remoto também audou o BCIT a superar o desafio de manter sua atuação mesmo com a chegada da pandemia da Covid-19, que teve um grande impacto no ensino superior, principalmente em assuntos relacionados ao estudo internacional.

No futuro, à medida que o novo programa ISEP for iniciado, o BCIT vai acompanhar três métricas principais: a redução do número de alunos reprovados, o aumento do número de alunos aprovados no programa e que ingressaram no curso do BCIT de sua escolha, e, finalmente, se graduaram com sucesso.

Nanyang Technological University

A NTU Singapore, em Singapura é uma das principais instituições de ensino do mundo, quando falamos de assuntos como engenharia, tecnologia e ciência. Considerada uma universidade relativamente nova, pois foi inaugurada em 1991, geralmente é classificada entre os dez primeiros lugares em ensino e pesquisa nos rankings internacionais.

Além da excelência em pesquisa, a NTU Singapore também é conhecida por iniciativas de ensino inovadoras, que tem como principal objetivo ajudar os Millennials a aprender de uma maneira mais eficaz na era digital.

Essas inovações incluem seu modelo de aprendizagem em sala de aula invertida, que combina aulas digitais e aprendizado em equipe em salas de aula inteligentes.

Com mais de 100 nacionalidades em seu campus, a NTU Singapore ensina seus cursos em inglês. Por isso, alunos internacionais devem atestar proficiência em inglês antes de iniciar o curso. No entanto, muitos deles demonstravam um nível de conhecimento abaixo do ideal, principalmente nas habilidades de expressão oral e escrita. Foi então que a instituição de ensino entendeu que precisava entender seus pontos fracos para apoiar os alunos no seu desenvolvimento.

Para isso, a NTU Singapore precisava testar, principalmente, alunos pós-graduandos que ingressam nos cursos de doutorado e mestrado, iniciando pela Escola de Ciência e Engenharia de Materiais. Todas as habilidades precisavam ser avaliadas (escrita, expressão oral, compreensão auditiva e leitura).

Além de buscar uma ferramenta que analisasse todas as habilidades em inglês, a IES queria que fosse uma prova simples de aplicar, intuitiva e que entregasse os resultados de uma forma fácil de entender, tanto pelo aluno, quanto pela instituição. Por isso, o Linguaskill foi a opção adotada.

Quando iniciaram os testes individuais, a NTU começou a obter uma série de insights sobre os pontos fortes e fracos de cada aluno. E essas informações são usadas para informar os tutores do curso de inglês que a universidade oferece para os matriculados e o conteúdo das aulas é adaptado às necessidades específicas dos indivíduos.

Esses exemplos ilustram claramente os benefícios de se aplicar testes multiníveis dentro das universidades e outras instituições de Ensino Superior e como beneficia a internacionalização dos cursos, garantindo que os alunos estão com o nível de inglês necessário para poder entender disciplinas ministradas completamente no idioma.

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Alberto Costa

Alberto Costa é gerente sênior de avaliação na Cambridge Assessment English, com atuação nas Américas há seis anos. Especializado em em treinamento e formação de professores de inglês pelo College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido, tem como principais interesses a formação continuada de professores e a avaliação da lígua inglesa. Também já atuou como professor de inglês, formador de professores, consultor acadêmico e tutor dos cursos de Cambridge CELTA e DELTA.

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