my site my site my site

A missão de reformular um curso acadêmico

Há poucos meses na função de coordenador do curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina, Gustavo Oliveira assume a tarefa de transformar o programa

SHARE
, / 0

Abandonada pelas empresas mais modernas, a rígida hierarquização entre os funcionários hoje é vista como um fator que atrasa o fluxo de produção e inovação. A organização das pessoas por departamentos também está caindo em desuso depois que a formação de equipes mistas, compostas por profissionais de diversas áreas, se mostrou mais eficaz para a resolução de problemas. Os empresários também não querem mais profissionais excelentes apenas do ponto de vista técnico. O espírito empreendedor e as habilidades de relacionamento passaram a contar muito nos processos seletivos.

Assista: O impacto das tecnologias no curso de Direito

Essas mudanças comprovam que a área de administração mudou radicalmente nos últimos anos, fato que motivou Gustavo Oliveira a propor uma reformulação do curso oferecido pela Faculdade Santa Marcelina.

Ao longo dos seis meses em que passou a ocupar o cargo, o professor e sua equipe fizeram um amplo estudo sobre as práticas mais modernas de gestão e mudaram substancialmente a grade curricular, além de adotarem metodologias ativas de ensino.  O novo programa estreará no 2º semestre e estará sustentado em três pilares: empregabilidade, inovação e empreendedorismo.

Nesse contexto, Oliveira e os professores do curso buscarão ampliar as parcerias e o relacionamento com o setor produtivo. Também haverá um maior incentivo para os alunos participarem de feiras e eventos de carreira. Outro projeto previsto é realizar um hackaton para estimular a competitividade e a tão desejada mudança de mindset. “Queremos mostrar para os alunos que eles podem transformar a realidade”, diz Oliveira.

administração coordenador de curso
Gustavo Oliveira, coordenador do curso de Administração na Faculdade Santa Marcelina

Gestão contemporânea

O novo curso também prevê a realização de projetos a partir dos mais modernos conceitos e ferramentas de gestão. “O tempo em sala de aula será dedicado à solução de problemas, aos estudos de casos e ao trabalho em equipe”,  acrescenta o coordenador. Para viabilizar isso, os professores participarão de oficinas e encontros para um “alinhamento metodológico”.

Ainda sobre a atualização da grade, Oliveira informa que o programa abordará questões atuais envolvendo compliance, proteção a dados e informações, ética, sociologia, comportamento do consumidor e coaching.

O curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina foi criado há oito anos e é oferecido no campus de Itaquera.

Leia também:

Professor traz especialistas do campo para compartilhar suas experiências com os alunos

“O aprendizado é um processo ativo”

Comentários

comentários

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN