Museu do Empreendedor do Ensino Superior é novidade no setor

Fundadores e mantenedores de universidades, faculdades e centros universitários brasileiros revelam suas histórias no Meesup

SHARE
, / 1

O ensino superior brasileiro tem uma característica ímpar no mundo: mais de 75% dos alunos de graduação estão matriculados em instituições privadas. Em números absolutos, isso significa que, dos quase 8,3 milhões de estudantes universitários, 6,2 milhões estão na rede particular.

Essa configuração se deve a um conjunto de fatores –  e a atitude pioneira dos empreendedores que apostaram nas instituições privadas é uma delas.

Leia também:

Falta avaliação com qualidade no ensino superior

A história desses homens e mulheres agora está sendo resgatada pelo Museu do Empreendedor do Ensino Superior, o Meesup, uma iniciativa lançada pelo Semesp neste ano em que a entidade comemora 40 anos.

Por meio de entrevistas gravadas em vídeo, o público poderá conhecer a trajetória de dezenas de fundadores, mantenedores, reitores e presidentes de centros universitários, universidades e faculdades privadas. Falando abertamente, eles relembram todos os desafios que enfrentaram para levar adiante seus projetos, sem esquecer, claro, das conquistas que fizeram. 

Como pano de fundo, está a história da educação brasileira e da rede privada de ensino superior, pela primeira vez registrada e divulgada ao público de maneira abrangente. Nesse sentido, o Meesup cumpre um importante papel histórico.

Essa característica fica ainda mais evidente quando se constata a diversidade de perfis. Há desde fundadores de grandes grupos educacionais até líderes de faculdades voltadas para segmentos específicos. As instituições também estão espalhadas por todo o Brasil.

Museu do Empreendedor do Ensino Superior
Lançamento do museu (foto: Bruno Ascenso)

Museu vivo

Hermes Ferreira Figueiredo, fundador do grupo Cruzeiro do Sul Educacional; Gabriel Mario Rodrigues, fundador da Universidade Anhembi Morumbi, hoje pertencente ao grupo Laureate; Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, fundada em Aracaju (SE); Janguiê Diniz, fundador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, criado em Recife (PE); Lúcia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta); Célio Antunes, fundador do Grupo Educacional Impacta Tecnologia; e Antonio Carbonari Neto, fundador da Faculdade Anhanguera, hoje ligada ao Grupo Kroton, estão entre as  dezenas de empreendedores que já gravaram depoimentos para o projeto do Semesp.

Eles compõem um repertório que será continuamente atualizado pelo Meesup, cuja proposta é ser um museu vivo. Haverá novas entrevistas e novas histórias para serem compartilhadas com o público. Para conhecer, acesse o site www.meesup.com.br .

Leia também:

As novas pedagogias precisam comprovar sua eficácia

Regra que permite a oferta de cursos de pós-graduação por empresas divide especialistas

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN