Revista Ensino Superior | Existe esperança para o cumprimento das metas do PNE? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 231

Existe esperança para o cumprimento das metas do PNE?

Luz amarela está acesa, mas ainda há chances de recuperar o tempo perdido

Publicado em 05/08/2016

por Luciana Alvarez

O Plano Nacional de Educação tem como prazo final 2024 e, assim como o cenário político e econômico, piorou desde sua elaboração. Mas ainda há 8 anos para recuperar o tempo perdido. Muitas das metas não são interdependentes, assim, ainda que algumas se percam, esse descumprimento parcial não compromete o todo. “Dá sim para completar, mas é preciso que haja pressão da sociedade”, disse César Nunes, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos representantes da academia que ajudou a construir o PNE.

Alejandra Veslaco, coordenadora-geral do movimento Todos Pela Educação, também defende que, apesar dos problemas, o saldo para a educação brasileira continua sendo positivo. “O PNE existe e tem legitimidade, com uma relevância que o anterior nunca ganhou. Ele está consolidado como uma política de Estado: as equipes são mudadas, mas as prioridades se mantêm. Temos nosso roteiro”, afirmou.

Destacar os recursos para pôr tantas metas em prática, dentro de um prazo agora de 8 anos, parece o mais urgente neste momento tanto para a Undime, quanto para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. “A política pública exige orçamento. Não dá para organizar e garantir expansão de matrículas, melhorar a qualidade e manter as condições atuais”, diz Daniel Cara, da Campanha. Ele lembra que uma das estratégias da meta 20 é a definição do Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi): “O Conselho Nacional de Educação já discutiu e normatizou, mas não foi homologado”.

“A estratégia do CAQi e toda a meta 20 é crucial para viabilizar muitas das demais. Para os municípios é até emergencial. O valor por aluno que vem sendo pago na educação infantil deveria ser ao menos três vezes maior”, reforçou Alessio Lima, da Undime, que também destaca a importância de regulamentar o Sistema Nacional de Educação, constante na estratégia 9 da meta 20. “Com o sistema definido, a colaboração técnica e financeira será constante, e poderemos avançar mais. Hoje ela acontece de formas diferentes em cada estado e município, ficando à mercê das questões de política partidária”, disse.

Que os avanços ligados ao PNE, no entanto, não tenham a mesma trajetória da criação do Sistema Nacional de Educação, que se arrasta desde a Constituição de 1988 sem que tenha se concretizado.

Leia também:

As estratégias atrasadas do PNE

PNE: diferenças entre o previsto e o realizado (só para assinantes)

Autor

Luciana Alvarez


Leia Edição 231

60_63 Ponto e virgula 3 paginas OK.indd

Estudo de idiomas já foi feito por meio das ciências naturais

+ Mais Informações
jornada da alma 3

A história da médica russa pioneira no estudo da psique infantil

+ Mais Informações
shutterstock_352809947

Crise tem afastado alunos do ensino privado

+ Mais Informações

Como funciona o bem-sucedido ensino técnico da Alemanha

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.