RFM Editores


Os 3 rankings das universidades mundiais

Times Higher Education, QS World University Rankings e World University possuem critérios e, portanto, resultados diferentes. América Latina fica de fora da lista de 10 melhores do mundo nos três indicadores


O mundo acadêmico mundial é avaliado por três rankings. Sempre surgem polêmicas porque os critérios são diferentes. O foco das pesquisas é sempre o de mostrar as características de cada instituição. O ranking do Times Higher Education World University  2018 foi lançado em 2021 com a Universidade de Oxford em primeiro lugar, feito que repete por mais esse ano.

classificação ranking
Foto: Envato Elements

Mas como o ranking THE (The Times Higher) de 2021 se compara ao QS World University Rankings do início daquele ano? Ou ao Shanghai Classificação , também publicado no início de 2021, em que a Universidade de Harvard foi classificada como a melhor do mundo pelo 15º ano consecutivo?

Depende do que o consultor procura

Para quem procura uma instituição com um histórico invejável de produção consistente de pesquisas de alta qualidade, deve considerar o ranking de Xangai.

Agora, se a procura é por uma universidade que seja bem vista por empregadores e outros acadêmicos, e que irá preparar para um emprego de graduação bem remunerado, o QS World University Ranking deve ser a primeira a ser vista.

E se quiser ver uma classificação que tente refletir tanto o impacto da pesquisa de uma universidade quanto sua reputação, vale a pena conferir a classificação do Times Higher Education, pois leva em conta mais variáveis do que as outras duas. Claro, isso significa que fornece informações menos específicas que podem ser úteis, mas é bom para uma visão geral ampla.

Abaixo, a classificação das universidades internacionais pelos três avaliadores:

  QS World University Rankings 2018 Ranking de Xangai 2017 Classificação da Times Higher Education World University 2018
1 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Universidade de Harvard Universidade de Oxford
2 Universidade de Stanford Universidade de Stanford Universidade de Cambridge
3 Universidade de Harvard Universidade de Cambridge Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) / Universidade de Stanford
4 Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)  
5 Universidade de Cambridge Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
6 Universidade de Oxford Universidade de Princeton Universidade de Harvard
7 UCL (University College London) Universidade de Oxford Universidade de Princeton
8 Colégio Imperial de Londres Universidade Columbia Colégio Imperial de Londres
9 Universidade de Chicago Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Universidade de Chicago
10 ETH Zurich – Instituto Federal Suíço de Tecnologia Universidade de Chicago ETH Zurich – Instituto Federal Suíço de Tecnologia / Universidade da Pensilvânia

Embora MIT, Harvard e Oxford possam reivindicar estar no topo de uma classificação de universidade mundial, na verdade é Stanford que tem a posição média mais alta, ficando em segundo lugar duas vezes e em terceiro uma vez.

Leia também

Apesar de surto da variante Ômicron, campi nos EUA negam obrigatoriedade da vacina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − quatro =