Pesquisa "Engajamento Digital das Cidades", chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI), órgão da Onu
Publicado em 11/06/2021
Como a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar a gestão pública das cidades na resolução de crises como, por exemplo, a da covid-19? Essa é a questão que o professor Celso Machado Jr., do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), procura responder na pesquisa “Engajamento Digital das Cidades”.
Com foco na pandemia do novo coronavírus, o estudo é rico em detalhes que mostram a necessidade de utilizar as tecnologias inteligentes. A obtenção de dados em tempo real permite à gestão urbana ser prescritiva, antecipar crises e identificar oportunidades para o desenvolvimento de políticas e ações públicas.
A pesquisa chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI) – programa da Divisão de Extensão do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas (ONU), da qual a UNIP é membro desde 2019 – e foi destaque em matéria na página oficial da instituição.
Leia: Universidade Corporativa Semesp alcança IES de todo o Brasil com cursos online síncronos
A reportagem mostrou que o combate à vulnerabilidade da população associado às medidas sanitárias depende da tecnologia digital, que traz dados que mostram, por exemplo, casos confirmados de covid-19. Mais ainda: mostrou que o uso da tecnologia melhora a gestão pública, eleva a qualidade de vida das pessoas e fomenta a sustentabilidade.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia covid-19.
“O avanço das TIC s está trazendo mudanças que se expandiram nos processos de planejamento e gestão das cidades. Agora, essas tecnologias redefiniram como entendemos os centros urbanos e como podemos lidar melhor com crises como esta. O engajamento digital orientado por dados tem o potencial de habilitar e melhorar a governança urbana e a sustentabilidade das cidades”, explica o professor Celso Machado Júnior.
Últimas:
Com apoio do EAD, ensino superior privado cresce, mas taxa de escolarização líquida não avança
Fundacred lança plataforma gratuita de vestibular digital para IES