Notícias

UNIP, USP e USCS lançam pesquisa sobre uso de TIC na gestão pública de crises como a covid-19

Pesquisa "Engajamento Digital das Cidades", chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI), órgão da Onu

Publicado em 11/06/2021

por Redação Ensino Superior

TIC Pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia COVID-19 (Foto: Pexels)

TIC
Pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia covid-19 (Foto: Pexels)

Como a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar a gestão pública das cidades na resolução de crises como, por exemplo, a da covid-19? Essa é a questão que o professor Celso Machado Jr., do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), procura responder na pesquisa “Engajamento Digital das Cidades”.

Pesquisa mostra que uso de tecnologia na gestão pública eleva qualidade de vida da população

Com foco na pandemia do novo coronavírus, o estudo é rico em detalhes que mostram a necessidade de utilizar as tecnologias inteligentes. A obtenção de dados em tempo real permite à gestão urbana ser prescritiva, antecipar crises e identificar oportunidades para o desenvolvimento de políticas e ações públicas.

A pesquisa chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI) – programa da Divisão de Extensão do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas (ONU), da qual a UNIP é membro desde 2019 – e foi destaque em matéria na página oficial da instituição.

Leia: Universidade Corporativa Semesp alcança IES de todo o Brasil com cursos online síncronos

A reportagem mostrou que o combate à vulnerabilidade da população associado às medidas sanitárias depende da tecnologia digital, que traz dados que mostram, por exemplo, casos confirmados de covid-19. Mais ainda: mostrou que o uso da tecnologia melhora a gestão pública, eleva a qualidade de vida das pessoas e fomenta a sustentabilidade.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia covid-19.

“O avanço das TIC s está trazendo mudanças que se expandiram nos processos de planejamento e gestão das cidades. Agora, essas tecnologias redefiniram como entendemos os centros urbanos e como podemos lidar melhor com crises como esta. O engajamento digital orientado por dados tem o potencial de habilitar e melhorar a governança urbana e a sustentabilidade das cidades”, explica o professor Celso Machado Júnior.

Últimas:

Com apoio do EAD, ensino superior privado cresce, mas taxa de escolarização líquida não avança

Fundacred lança plataforma gratuita de vestibular digital para IES

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site