NOTÍCIA

Ensino edição 228

A transformação começa com os professores

Unifafibe investe nos docentes e se torna uma referência regional em inovação pedagógica

Publicado em 02/05/2018

por Redação Ensino Superior

capa-unifabe

unifafibeLocalizado em Bebedouro, a 380 km de São Paulo, o Unifafibe se tornou referência em inovação pedagógica na região em que atua. Nos últimos meses, diversas instituições de ensino superior, além de escolas de ensino médio, entraram em contato para entender como o centro universitário conseguiu transformar suas práticas de ensino e mais, pedir treinamentos.

De fato, a utilização de metodologias ativas está incorporada à rotina dos professores do Unifafibe. O dado foi referendado por 65,5% dos alunos, de acordo com os relatórios da Comissão Própria de Avaliação, a CPA, e indica que os planos da instituição de renovar os métodos de ensino estão dando resultados.

O projeto foi posto em prática em 2015 com a criação do Núcleo de Assessoria e Inovação Pedagógica – Naip. Seu alvo são os professores, que, no entendimento do Unifafibe, são os principais vetores da transformação do ensino. Por meio do novo departamento, a instituição passou a promover atividades de capacitação, acompanhar e assessorar a implantação das novas propostas pedagógicas e divulgar os resultados.

Os ciclos de formação contemplam encontros, oficinas e palestras sobre a aplicação das metodologias ativas nas disciplinas, o emprego de recursos tecnológicos em sala de aula, a avaliação focada no desenvolvimento de competências, entre outros assuntos relacionados. Todo o processo é organizado e desenvolvido pelos docentes da própria instituição, em especial por aqueles que participaram da formação do STHEM Brasil, ao qual o Unifafibe é consorciado.

Além de criarem um grupo de estudos sobre a temática da inovação, os professores começaram a compartilhar suas experiências em reuniões e, posteriormente, em um evento criado especificamente para este fim, o Fórum de Metodologias Ativas. Para ampliar a divulgação das boas práticas, o Unifafibe ainda criou a Revista IPES – Inovação Pedagógica no Ensino Superior, disponível no site da instituição.

Pelos resultados alcançados, no início de 2018 foi realizado o I Fórum de Inovação Acadêmica, nova denominação do evento que passou a abordar, além do ensino, as atividades de pesquisa e a extensão e a oportunidade de participação dos discentes, vistos como protagonistas de todo este processo.

Embora o Naip estivesse voltado para os cursos de graduação, ocorreu um processo natural de extensão para a pós-graduação. Atualmente, os coordenadores e professores dos cursos de especialização e MBA também são incentivados a trabalhar com metodologias e recursos pedagógicos modernos, como Design Thinking, estudos de caso e simulação. Outro desdobramento são os projetos intercursos, que permitem aos alunos desenvolver competências de comunicação, trabalho em grupo, atuação crítica e criativa na solução de problemas, entre outras, além de proporcionar experiências mais próximas à realidade do mercado de trabalho e promover o networking entre os alunos.

Iniciada há três anos, a iniciativa do Unifafibe de transformar o ensino já tem bons resultados para apresentar, portanto. E todo o crédito tem sido dado aos professores, que se engajaram no processo.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 228

professores

Decisões compartilhadas

+ Mais Informações
indicador-mulheres

Mulheres representam 57% das matrículas no ensino superior privado

+ Mais Informações
capa-brasileiros

Expectativa acadêmica

+ Mais Informações
capa-processo

A aposta francesa na diversidade

+ Mais Informações

Mapa do Site