my site my site my site

Universidade Corporativa Semesp lança MBA para líderes educacionais

O programa é uma parceria com o Centro Universitário São Camilo. As inscrições já estão abertas

SHARE
, / 0

No universo das 2.152 instituições de ensino particulares, 1.360 (ou 63,7%) são de pequeno porte, como mostra o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019, realizado pelo Semesp. Porém, quando a comparação tem como critério o número de matrículas, quem se destaca são as IES de porte gigante. Elas são minoria (são 361 instituições), mas concentram 55,8% dos estudantes do ensino superior privado.

Leia: Instituições apostam em novos modelos de financiamento estudantil

O quadro dá uma pista da concorrência do setor e de suas implicações para as lideranças. “Há uma necessidade crescente de formação contínua”, resume Luciane Pedro, coordenadora do MBA Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, recém-lançado pelo Centro Universitário São Camilo em parceria com a Universidade Corporativa Semesp.

Com duração de 12 meses, o MBA será ofertado presencialmente no campus do Ipiranga, em São Paulo, para pessoas que já ocupam cargos de gestão ou que pretendem fazê-lo. De acordo com Marcio Sanches, coordenador da Universidade Corporativa Semesp, o programa terá quatro focos: regulação, gestão acadêmica, gestão de negócios e inovação.

“Os alunos vão passar pelos mais diversos tópicos, de regulação, avaliação de curso, PDI, PPC, marketing, finanças, gestão de evasão, planejamento estratégico, metodologias inovadoras a internacionalização. É um curso bem completo e aprofundado”, explica Sanches. As inscrições já estão abertas e estão sendo feitas na São Camilo.

O corpo docente é formado por professores da São Camilo e por especialistas convidados, muitos com passagem pela Universidade Corporativa Semesp, que desde 2014 já formou mais de 3 mil gestores em cursos livres. Uma parte desse público ansiava por um programa mais robusto e pediam indicações de MBA para completar sua formação, conta Sanches.

universidade corporativa Semesp
Foto: Shutterstock

A São Camilo também está apostando no programa baseada na percepção de que há uma demanda reprimida no mercado. “Tem profissionais da área cada vez mais interessados em profissionalizar sua prática, usar ferramentas de gestão para maximizar resultados e minimizar custos. Nós já tivemos um programa nessa linha no passado e decidimos retomá-lo por sua relevância”, conta.

Leia: Estratégias de captação: por onde seguir?

A necessidade também foi sentida dentro de casa, conta a coordenadora do MBA. A própria direção da São Camilo percebeu a necessidade de contribuir com o aprimoramento de seus líderes, que receberam um programa exclusivo. “Os gestores que têm uma formação como essa não precisam recorrer a assessorias externas para executar seus projetos”, pontua.

Projetos para 2020

Além dessa parceria com o São Camilo, a Universidade Corporativa Semesp tem outras novidades para 2020, informa Marcio Sanches. Uma delas é o lançamento do canal UC Recomenda, composto por mais de 50 cursos gratuitos ofertados por instituições de ponta nacionais e internacionais. “Nós fizemos uma curadoria e vamos indicar programas do Insper, da FGV, da Federal de São Carlos, de Stanford que tratam de gestão e outros temas de interesse do nosso público.”

Também será lançado um amplo programa de formação de sucessores em IES familiares em parceria com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e o Instituto Tiradentes. Composto por vários cursos, ofertados ao longo de todo o ano, o programa tem como público-alvo os filhos de mantenedores e seus familiares. A primeira atividade será uma missão técnica a Boston (EUA) em julho de 2020, onde os participantes terão aulas em instituições como Babson College, Harvard e MIT.

Ainda em 2020, a UC Semesp terá uma modalidade de aprendizagem para docentes de IES. Os programas vão tratar das novas metodologias de ensino e acontecerão no ambiente virtual Canvas. “A ideia é que sejam formados grupos menores para que os participantes possam interagir com os professores. Por isso, as aulas serão transmitidas ao vivo”, conta. A novidade está ligada à chegada do Consórcio Sthem para o Semesp.

Leia: Por que os gestores de TI devem atuar de maneira estratégica

Formação sólida

Confira os temas do MBA Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior:

Cenários e perspectivas;

 Legislação e marco legal no ensino superior brasileiro;

 Regulação, avaliação e supervisão;

 Indicadores de qualidade no ensino superior;

 Internacionalização;

 Processos pedagógicos e gestão do ensino;

 O desenvolvimento e gestão de PDI, PPI e PPC;

 Avaliação institucional;

 Gestão de cursos de graduação;

 Gestão de cursos de pós-graduação: stricto e lato sensu;

 Gestão de EAD;

 Marketing e a experiência do cliente;

 A gestão de operações em IES: processos, infraestrutura e tecnologia;

 A gestão de pessoas e de mudanças em IES;

 A gestão financeira: custos, orçamentos e resultados;

 Planejamento e gestão estratégica

 Gestão de currículos;

 Metodologias ativas aplicadas ao ensino superior;

 Integração de cursos presenciais e online;

 Gestão de permanência e evasão;

Ética e bioética aplicadas ao contexto do ensino superior.

Serviço:

MBA Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior

A partir de 27 de março de 2020 – Duração de 1 ano

Sexta das 19h às 22h30 (quinzenais) e sábados das 8h30 às 16h30 (semanais)

Centro Universitário São Camilo – Av Nazaré, 1.501 – Ipiranga

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente na São Camilo, no site https://saocamilo-sp.br/ ou pelo telefone 0300 017 8585.

Leia também:

Lei Geral de Proteção de Dados pode ficar para 2022

Número de alunos com deficiência está em expansão nas instituições de ensino superior

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN