Revista Ensino Superior | Desigualdade no campo - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 216

Desigualdade no campo

No Enem, pontuação nas escolas rurais é inferior à dos estudantes de escolas urbanas

Publicado em 01/04/2015

por Marina Kuzuyabu

Ao analisar os resultados do Enem, vê-se uma forte correlação entre a renda dos estudantes e a nota obtida no exame. Nas provas de linguagens, redação, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, as dez primeiras instituições ranqueadas pela média dos 30 melhores alunos estão classificadas nos níveis ‘muito alto’ e ‘alto’ na escala do indicador socieconômico. Isso vale para escolas de todos os portes e dependências administrativas.

Mas essa não é a única segmentação visível nas notas do Enem. As instituições com nível socieconômico ‘muito alto’, ‘alto’ e ‘médio alto’ também comportam dois grupos distintos: o das escolas rurais e urbanas, cujos alunos apresentam desempenhos desiguais. Considerando as cinco primeiras colocadas de acordo com a média de seus 30 melhores alunos, nota-se que em linguagens há uma diferença média de 22% na nota, com vantagem para os matriculados na área urbana (veja abaixo). Em redação, esse valor é de 34%, em ciências humanas, 18%; matemática, 37%; e ciências da natureza, 32%. Para uma comparação adequada, foram excluídas as escolas federais, que por contar com recursos e infraestrutura superiores aos das municipais e estaduais, têm usualmente seus resultados analisados separadamente.

O especialista em educação no campo Antonio Munarim avalia que o problema se deve à falta de políticas públicas voltadas para a valorização das escolas rurais. Essa condição, que prejudica as condições de operação dessas instituições, principalmente pela falta de recursos financeiros, impede a retenção de bons professores no campo. “De maneira geral, os educadores associam a migração para o meio urbano como um movimento de ascensão na carreira. A ideia de que o meio rural representa o atraso, e o urbano a civilização ainda não foi superada”, lamenta o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Além disso, há pouca oferta de formação continuada para aqueles que permanecem. “As escolas do campo não têm prioridade e é isso o que possivelmente explica o desempenho inferior de seus alunos no exame”, analisa.

 

 

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Edição 216

O cochilo da gramática

O cochilo da gramática

+ Mais Informações
Happy,African,American,Professor,Receives,Applause,From,Her,Students,While

Coordenador pedagógico deve fazer ponte entre escola e família

+ Mais Informações
Os 4 principais desafios do coordenador pedagógico

Os 4 principais desafios do coordenador pedagógico

+ Mais Informações
Redes públicas contratam profissionais sem formação na educação infantil

Redes públicas contratam profissionais sem formação na educação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.