Revista Ensino Superior | Formação continuada em matemática - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 230

Formação continuada em matemática

Pesquisa com quase 2 mil docentes da disciplina revela temas e métodos de ensino preferidos para cursos de especialização

Publicado em 18/07/2018

por Redação Ensino Superior

Instituto Singularidades: aulas, discussões e palestras com especialistas convidados para discutir o conteúdo da Base Nacional Instituto Singularidades: aulas, discussões e palestras com especialistas convidados para discutir o conteúdo da Base Nacional

matemática

Uma pesquisa realizada com 1.838 professores da educação básica que lecionam matemática mostrou que, nos últimos dois anos, 56% deles buscaram formação continuada na disciplina. Dentre os que não fizeram, 85% afirmaram que gostariam de ter feito. O valor dos cursos é o que mais impede a continuidade dos estudos (39%), seguido pela falta de tempo (34%). Esses dados estão na pesquisa Eu ensino matemática: a formação continuada que quero, realizada pela Mathema, instituição que desenvolve métodos pedagógicos para o ensino da disciplina, e a Rede Conhecimento Social, ligada ao Instituto Paulo Montenegro.

Os docentes entrevistados também apontaram o que gostariam de estudar nos programas de especialização e pós-graduação. Questionados sobre conteúdos específicos de interesse, 70% disseram ser muito importante conhecer as contribuições da neurociência para o ensino e a aprendizagem da disciplina.

Na seara de métodos e recursos, o que mais os educadores querem aprender são práticas diferentes de ensino e maneiras de trabalhar a matemática de maneira inter e transdisciplinar. Os entrevistados também responderam como querem estudar. Os cursos presenciais são a preferência de 43%, enquanto os semipresenciais foram escolhidos por 33%. As formações on-line ficaram com 23% de participação.

Quanto à duração dos cursos, 44% dos docentes disseram preferir os programas de longa duração (mais de 30 horas). Os de média duração (9h a 30h) ficaram com 40%, e os de curta duração (3h a 8h) com 15%.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 230

inovacao

Por que algumas instituições conseguem inovar e outras não?

+ Mais Informações
educacao

Entenda o que mudou nos cursos de especialização

+ Mais Informações
inadimplencia

Inadimplência no ensino superior deve crescer

+ Mais Informações
ead

Suporte tecnológico para crescer

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.